TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Metade dos 61 cães que vivem em apartamento em Pilares já foi para abrigos

Ainda há muito o que fazer, família precisa de doações e a retirada total dos animais

Por Caroline Carvalho em 09/11/2018 às 14:34:45

Foto: Divulgação ONG Focinho de Luz

Fazer o bem sem olhar a quem. Após a divulgação da matéria sobre os 61 cães em um apartamento em Pilares em um grupo no Facebook, criou-se uma rede de ajuda que já conseguiu retirar 32 animais do local (por abrigos e protetores), entregar ração, material de limpeza e alimento para a família.

Uma das primeiras a se solidarizar com os "doguinhos" foi Marcelle Nery, que ao ver a postagem na rede social sentiu que precisava ajudar de alguma forma. Desde então tem sido incansável na retirada dos animais. Ela conta que a primeira coisa que fez foi arrecadar alimentos não só para os cachorros, mas também para a família, pois a situação era de fato, calamitosa.

"Após os primeiros contatos pra conhecer melhor a história dos cachorros e da família, descobrimos que a situação era insustentável, 4 cachorros já tinham morrido por brigas e os cachorros infelizmente estavam sendo alimentados com fubá, casca de legumes, angu, macarrão, o que a família tivesse. A primeira atitude que tomei foi arrecadar (com amigos, conhecidos e no mesmo grupo aonde vi a matéria) doações de ração, jornal e material de limpeza pra poder começar a matar a fome deles! No dia 27/10, um sábado, eu, meu namorado e a Sandra Pinho levamos as doações: 250 kg de ração, alguns jornais e materiais de limpeza. Quando chegamos lá descobrimos que eles não comiam desde quinta-feira. A partir de então eu comecei a entrar em contato com todas as ongs, abrigos, empresas pet que eu conhecia e foi no Abrigo João Rosa que consegui o primeiro sim. Mesmo passando por dificuldades financeiras e lotação, nos dias 01/11 e 02/11, o abrigo conseguiu remanejar alguns canis e resgatou 10 cães no total. E ainda fizeram uma doação incrível de mantimentos para a alimentação da família que passa por problemas financeiros. A Ong Focinhos de Luz também abraçou essa causa e no dia 02/11 recebeu 8 cães, que gentilmente os voluntários do João Rosa transportou até eles", relata Marcelle.

Márcia, irmã da dona dos cães, afirma que é preciso retirar todos os cachorros o mais rápido possível.

"Os cachorros estão muito estressados, eles brigam muito entre si. O objetivo é tirar todos do apartamento", alerta Márcia.

Um dos casos que mais chamou a atenção foi do último cão resgatado pela família. Ele não havia sido aceito pela matilha e vivia preso na área de serviço, longe de todos, pois quase foi morto algumas vezes. Foi o primeiro que o Abrigo pegou e se mostrou alegre e simpático.

Tanto a Ong Focinhos de Luz quanto o Abrigo João Rosa estão com a capacidade prejudicada, pois já atendem vários casos.

Nesta quinta-feira, dia 8, mais uma ajuda para a família de Pilares. O resgatista Randel Silva, do Centro de Reabilitação Pata Amiga, foi com sua esposa Chris Neri e, além de fazerem várias lives para mostrar a realidade do apartamento, conseguiram resgatar mais seis cachorros. Outros cinco foram para a protetora Rosana Guerra da ONG Indefesos e mais três para outra protetora, de nome Mônica.

"Conseguimos esvaziar um dos quartos e com as doações em dinheiro comprei uma grade de portal para que os cães não entrassem mais nesse quarto", conta Marcelle.

Para ela, já é uma grande vitória, mas não é o bastante.

"Hoje (ontem) conseguimos chegar a marca de menos da metade do que tínhamos no início, mas ainda temos 29 cachorros no apartamento.".

Para auxiliar na remoção e destinação dos animais, Marcelle criou a página Doguinhos de Pilares(https://www.facebook.com/doguinhosdepilares/ ), onde ela conta como estão os animais resgatados e nos posts coloca como as pessoas podem ajudar. Alguns já podem ser apadrinhados.

E o vereador?

Lembram da matéria em que o vereador Davi Miranda se comprometeu a ajudar? De acordo a sua assessoria, a Comissão em Defesa dos animais da Câmara Municipal foi acionada e poderá ajudar com o transporte dos animais, o abrigo Hope foi acionado para ajudar no acolhimento e estrutura dos animais e ainda estão aguardando o retorno de outros abrigos. Até o fechamento da matéria não houve menção sobre possível data de remoção dos animais.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.