TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Série de vídeos diários explica enredos da Série Ouro 2022

Iniciativa do Instituto do Samba foi lançada há quatro anos, até que se ampliou e agora traz conteúdos que incluem entrevistas com os próprios compositores

Por Portal Eu, Rio! em 02/04/2022 às 17:42:00

Análise do samba-de-enredo da Imperatriz sobre o Museu Nacional foi o ponto de partida. Foto: Mariana Barcellos/Portal Sambrasil

O Instituto do Samba, em parceria com os Doentes da Sapucaí, lançou ontem (1) o primeiro episódio da série “Samba Comentado”. Cada filmete dura dez minutos e explica o que está por trás das 12 letras dos sambas das escolas que vão desfilar na Série Ouro do Carnaval do Rio em 2022.

O projeto vai mostrar as curiosidades e as mensagens que estão por trás de cada letra. Cada pesquisa inclui desde imagens de arquivo e entrevistas com os compositores a animações para ilustrar de maneira didática e dinâmica o significado dos trechos.

Rogério Portos, presidente do Doentes da Sapucaí, fala sobre o projeto.

“Quanto mais entendemos, mais gostamos de um samba. O samba-de-enredo é de fazer inveja a qualquer livro de história. Responda rápido: você sabe quem foi o 1º presidente do Brasil? A resposta está no samba da Imperatriz Leopoldinense (1989), que diz: 'Na noite quinze reluzente / Com a bravura, finalmente / O marechal que proclamou / Foi presidente / Liberdade, Liberdade / Abre as asas sobre nós'", recorda-se. "Identificamos que a profundidade do conhecimento a respeito da história está diretamente ligada ao quanto a pessoa gosta daquele samba".

O primeiro episódio abordou a letra da Vila Isabel, homenagem ao mestre Martinho da Vila. Nos versos “Eu vou junto da família / Do Pinduca à Alegria pra brindar / Modéstia à parte / O Martinho é da Vila”, por que “Do Pinduca à Alegria”? Confira no canal do Instituto do Samba no YouTube.

Marcos Seixas Soares, vice-presidente do Instituto do Samba, conta de onde se originou o projeto.

“O 'Samba Comentado' nasceu da ideia de entender passo a passo o samba da Imperatriz Leopoldinense de 2018, que falou sobre o Museu Nacional, que sofreu um incêndio meses depois. Um ano depois, a 2ª edição falou sobre o enredo dos Doentes da Sapucaí: 'As 10 Campeãs da Sapucaí'”.

Segundo o jornalista e compositor Alexandre Araujo, o trabalho leva uma nova visão sobre o samba-de-enredo.

“Nós compositores ouvimos que os sambas são muito parecidos, mas acho que nunca houve um trabalho que esmiuçasse o que está por trás de cada letra. Acho que essa série vai fazer com que muita gente se eduque e passe a olhar os desfiles com outra perspectiva”, prevê.

Quanto mais entendemos, mais gostamos de um samba. O samba-de-enredo é de fazer inveja a qualquer livro de história.

Rogério Portos, presidente do Doentes da Sapucaí

Além de Araujo, à frente da pesquisa, a apresentação é da jornalista Aline Bordalo e a direção, produção e edição estão a cargo de Mill Müller. As gravações e entrevistas dos compositores foram realizadas no Baródromo (Tijuca, RJ) e no Assembleia Bar (Vila Mariana, SP). A exibição será diária, no canal do Instituto do Samba no YouTube, e a partir de 13/4 terá início a divulgação de trechos com outros materiais, como entrevistas com os compositores dos sambas e o presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro. Clique aqui para assistir.

Fonte: Pontapé Inicial Comunicação

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.