O Campeonato Carioca de 2022 conheceu o seu vencedor: o Fluminense. Após empatar o clássico contra o Flamengo neste sábado (02), por 1 a 1, o Tricolor venceu a competição, encerrando um jejum de 10 anos. Gabigol abriu o placar, mas Cano empatou a partida. Detalhe: Cano ainda perdeu um pênalti.
O futebol apresentado pelo Flamengo foi abaixo do que se espera deste elenco. Já o Fluminense apresentou um time consistente, que soube aproveitar a vantagem de dois gols.
Diferentemente da postura da última quarta-feira, o Fluminense começou atacando e pressionando a defesa Rubro-Negra. Aos oito minutos, o Flu trabalhou troca passes na frente da área e, após bate-rebate, Cris Silva bateu para o gol e a bola explodiu no peito de Gustavo Henrique. Na sequência, David Braz tentou de voleio e Hugo fez a defesa.
Apesar dessa pressão Tricolor, foi o Flamengo que abriu o placar. Aos 28, Hugo lançou, Bruno Henrique ganhou de Nino e raspou de cabeça; a bola vai para Arrascaeta, que deu um lindo giro em cima de Manoel, avançou pela esquerda e cruzou a bola. Gabigol entrou chutando e colocando a bola na rede. Fábio ainda tocou nela, mas não impediu o gol rubro-negro.
O gol colocou fogo na partida: mais um gol Rubro-Negro e o jogo iria para os pênaltis. Mas a equipe flamenguista precisava de calma, organização e oportunismo. Não foi o que aconteceu: por mais que o Flamengo tenha criado jogadas, houve dificuldades na conclusão.
O oportunismo veio do lado do Fluminense e logo com ele: Germán Cano. Aos 43 minutos, Arias tabelou com Ganso pela esquerda e cruzou para trás. Cano chutou e marcou, a bola desviou em Filipe Luís e enganou o goleiro Hugo Souza.
Na virada de campo, o Tricolor continuou atacando e conseguiu o pênalti aos 17 minutos. Na cobrança, Cano desperdiçou, com mérito do goleiro Hugo, que defendeu a bola com os pés.
Após o pênalti perdido, o Fluminense recuou mais e o Flamengo cresceu no jogo, tanto na posse de bola quanto na pressão ofensiva. Porém, a pontaria não estava afiada e o Rubro-Negro perdeu muitas oportunidades.
Fred entrou na parte final do segundo tempo para arrumar confusão. O atacante foi expulso e ainda levou Bruno Henrique junto, uma briga parecida com a que o artilheiro arrumou contra o Botafogo. Conseguiu o que queria: o Flamengo caiu na pilha. Nada mudou, o juiz apitou o fim de jogo e o empate deu o título - merecido - ao Fluminense.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 X 1 FLAMENGO
Local: Maracanã, RJ
Data: 02 de abril de 2022
Horário: 18h (Brasília)
GOLS: Gabigol (28 min, 1°T); Germán Cano (43 min, 1°T)
CARTÕES AMARELOS: Gabigol; David Luiz; David Braz; Cris; André; Pedro
CARTÕES VERMELHOS: Fred; Bruno Henrique
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro e Carlos Henrique Alves de Lima Filho
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
FLUMINENSE: Fábio; Manoel, Felipe Melo (Nino ou Luccas Claro) e David Braz; Calegari, André, Yago, Ganso e Cris Silva; Luiz Henrique (William Bigode) e Cano. Técnico: Abel Braga.
FLAMENGO: Hugo Souza; Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís; Rodinei, João Gomes, Andreas Pereira e Bruno Henrique; Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol. Técnico: Paulo Sousa.