Em meio a muitos problemas internos, o Flamengo mal teve tempo de se recuperar da final do Carioca e já tem outro jogo decisivo. Nesta terça-feira (5), o Rubro-negro enfrenta o Sporting Cristal, no Estádio Nacional de Lima, às 21h30 (horário de Brasília), pela primeira rodada da Libertadores.
A partida, no entanto, tem o risco de não ocorrer. Devido aos intensos protestos contra a alta dos preços dos combustíveis e fertilizantes no país, o presidente do Peru, Pedro Castillo, decretou toque de recolher. O ministro da justiça, Félix Chero, falou sobre o adiamento da partida em um pronunciamento pela rádio “Exitosa Noticias”:
"Vai ter que ser remarcada (a partida). Não esqueçamos que em medidas excepcionais existem ações extraordinárias que devem ser adotadas. Um jogo de futebol não pode ter precedência sobre a tranquilidade do país", disse o ministro em áudio reproduzido pela rádio.
O Fla foi campeão da Libertadores em Lima, em 2019, e vai retornar à cidade para sua estreia. O time tem a chance de melhorar sua imagem com a torcida. Além da equipe peruana, Talleres, da Argentina, e Universidad Católica, do Chile, completam o Grupo H.
Destaque na temporada, Arrascaeta é desfalque por problemas no tornozelo. Quem possivelmente deve assumir a posição do meia é Everton Ribeiro, que ficou no banco no último jogo. O goleiro Santos, que sequer foi anunciado ainda, pode fazer sua estreia, mas a expectativa é que Hugo seja o titular.
Por outro lado, o Sporting Cristal não tem desfalques e vem com força total para o confronto. Campeão nacional em 2021, o time oscilou um pouco nesta temporada, vem evoluindo seu futebol, tanto que está invicto há seis jogos. Dentre os destaques, estão Yotún, Percy Liza, Christofer Gonzáles e Omar Merlo.
Ficha técnica
Sporting Cristal x Flamengo
Estádio: Nacional de Lima, em Lima (PER)
Data e hora: 5 de abril de 2022, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Jhon Ospina (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Wilmar Navarro (COL)
SPORTING CRISTAL (Técnico: Roberto Mosquera)
Alejandro Duarte, Johan Madrid, Ian Franco, Omar Merlo e Nilson Loyola; Jesús Castillo, Horacio Calcaterra e Yotún; Irven Ávila, Christofer Gonzales e Percy Liza.
FLAMENGO (Técnico: Paulo Sousa)
Hugo (Santos), Gustavo Henrique (Fabrício Bruno), David Luiz e Filipe Luís; Matheuzinho (Rodinei), Arão, Gomes e Lázaro; Everton Ribeiro, Gabigol e Bruno Henrique.