TOPO - PRINCIPAL 1190X148

MPRJ convoca empresas para apresentação das suas soluções até 25/04

Período de pareamento dará oportunidade a negócios que solucionem desafios com os temas de sistema de precedentes, recursos legalmente vinculados e gestão de projetos, entre outros

Por Portal Eu, Rio! em 07/04/2022 às 16:32:12

MPRJ. Foto: Divulgação

O Impacta, programa de inovação aberta desenhado pelo Laboratório de Inovação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Inova_MPRJ), e executado com o apoio da Semente Negócios, terá inscrições abertas até o dia 25 de abril, para a fase de pareamento da aceleração. Estão convocadas para participar desta etapa empresas de todo o Brasil que já possuam soluções consolidadas para seis dos nove desafios mapeados para a primeira edição do programa. As organizações selecionadas apresentarão sua solução para o MPRJ e poderão ser contratadas para desenvolvimento e implementação das soluções ou como fornecedoras do MPRJ.

Apesar das especificidades e do alto grau de customização exigido para os desafios do Impacta, ainda é possível que existam soluções disponíveis. Assim, o objetivo do pareamento da aceleração é dar oportunidade para as empresas de mostrar sua solução diretamente ao MPRJ sem ter participado do módulo de aceleração para customização da solução. É necessário que atendam aos resultados esperados listados no site do programa e exijam baixa necessidade de adaptação. Os desafios têm os seguintes temas: integração de dados para investigação, sistema de precedentes, automatização de providências simples, mandados de prisão, recursos legalmente vinculados e gestão de projetos.

Os interessados em participar devem se inscrever no site do Impacta. Após o cadastro, as empresas inscritas passarão pelo processo seletivo conduzido pelo Inova_MPRJ e pela Semente Negócios, que consiste em triagem e entrevistas para demonstração da solução, dos dias 2 a 6 de maio, enquanto a divulgação dos selecionados será feita no dia 11 do mesmo mês.

Sobre o Inova_MPRJ:

O Inova_MPRJ é o Laboratório de Inovação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Seu principal objetivo é gerar conhecimento aplicado para aumentar a eficiência das atividades-meio e fim do MPRJ.

O Laboratório conduz experimentos de forma colaborativa, combinando habilidades de ciência de dados, design de serviços, avaliação de impacto, comunicação e direito. Assim, busca difundir cultura de inovação dentro da Instituição, ajudando-a a encontrar melhores soluções para desafios complexos e persistentes.

Sobre a Semente Negócios:

A Semente é uma empresa de educação empreendedora que aposta na inovação como ferramenta para a geração de prosperidade, desenhando e executando projetos customizados em três frentes: Programas de Empreendedorismo e Aceleração; Projetos de Inovação Corporativa; e Programas de Desenvolvimento Territorial. Acesse sementenegocios.com.br e saiba mais!

Desafios do pareamento da aceleração:

1) Integração de dados para investigações: como o Ministério Público pode conectar as diversas bases de dados que possui acesso, de forma segura, com uso intuitivo e mais eficiente para sua atividade investigativa?

2) Sistema de precedentes: como o Ministério Público pode automatizar a identificação de questões jurídicas repetitivas em processos judiciais e procedimentos investigativos em curso para possibilitar a adoção mais eficiente de instrumentos do sistema de precedentes?

3) Automatização de providências simples: como o Ministério Público pode automatizar a adoção de providências em casos simples e de menor complexidade realizadas em seus procedimentos, para aumentar a efetividade de sua atuação?

4) Mandados de prisão: como o Ministério Público pode aprimorar os mecanismos de localização de pessoas com mandados de prisão em aberto para conferir maior efetividade às suas investigações e às decisões judiciais?

5) Recursos legalmente vinculados: como o Ministério Público pode ser mais eficiente no acompanhamento da execução de recursos legalmente vinculados para permitir ações de controle preventivas e corretivas?

6) Gestão de projetos: como o Ministério Público pode gerenciar projetos de forma mais colaborativa e padronizada para garantir conformidade com seu planejamento estratégico e evitar sobreposições?

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.