TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Conheça a empresária nascida e criada na Maré que distribui livros em português para toda a Europa

Vanessa Pfeil criou a Livros For Kids graças a necessidade de ensinar o idioma para os filhos

Por Gabriel Gontijo em 11/11/2018 às 12:38:52

Foto: Lucilene Rehberg

Uma atitude simples, motivada em passar o aprendizado de língua portuguesa para os filhos gêmeos, transformou-se em uma iniciativa para divulgar o idioma a alguns países europeus. Moradora da Alemanha há 10 anos, a administradora carioca Vanessa Pfeil é responsável pela distribuidora Livros For Kids, que tem um vasto material para alfabetização em português e muita informação sobre a cultura brasileira para crianças e jovens, de 0 a 17 anos.

O começo da iniciativa de forma bem curiosa. Por causa da necessidade em ensinar português para os filhos gêmeos, Vanessa comprou 200 livros infantis em uma das vindas ao Brasil. Ela resolveu postar nas redes sociais alguns dos exemplares adquiridos e fez tanto sucesso com os internautas que chegou a ter seu perfil temporariamente bloqueado por causa do alto número de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Em conversa com o "Portal Eu, Rio!", a empresária nascida e criada na Favela da Maré, na Zona Norte, falou que a iniciativa surgiu de forma natural, por causa de algumas mães brasileiras de outros países que entraram em contato sobre a possibilidade das obras adquiridas serem revendidas. Atualmente a empresa encontra-se presente em todos os países da Europa, na Ásia e também possui pontos de venda nos Estados Unidos. Vanessa também falou sobre os próximos passos da distribuidora.

"Na verdade tudo surgiu de forma  natural. Algumas mães de outros países me ligaram, perguntando se  poderiam revender os livros e  assim surgiu. Eu idealizei e fiz tudo sozinha mesmo, mas agora estou em busca de investidores para melhorar a logística e baratear ainda mais o valor do livro para o cliente. Hoje eu represento editoras alemãs", contou Vanessa.

A carioca também falou que o público que mais se mostra interessado está na faixa de zero a 7 anos de idade, e a procura é maior por livros de alfabetização, Turma da Mônica, da escritora Ruth Rocha e os jogos quadrilingues (alemão, espanhol, português e inglês) sobre a cultura brasileira. Ela também afirmou que os países mais interessados nas publicações em português são Suécia, Noruega, Dinamarca, Alemanha, Estados Unidos e o Japão. 

Vanessa Pfeil é nascida e criada na Nova Holanda e foi aluna do primeiro pré-vestibular comunitário da região. Por isso, a Livros For Kids destina 10% de todas as vendas para três projetos sociais que envolvem educação: um projeto de alfabetização de adultos, o FARO Maré; um pré-vestibular comunitário, no Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM); e outro de alfabetização de mulheres adultas no Senegal, o Instituto DORCAS.

Comentando esse viés social da distribuidora e, ao mesmo tempo, relembrando o brutal assassinato da vereadora Marielle Franco, que era moradora da comunidade, a empresária contou que conseguiu a oportunidade por ter apoio, mas afirmou que a chance de ascensão social tem que ser para todas, não apenas para uma pequena parcela da população.

"Eu acho que qualquer coisa que seja feita na direção do povo da comunidade é bem-vinda. Mas o Estado precisa entender que sem justiça social, políticas públicas sociais sérias, o Rio de Janeiro em especial não terá chance de sair desse caos. As pessoas nas favelas só querem uma oportunidade, lá dentro existem milhares de Marielles que esperam apenas oportunidade. Eu só consegui sair porque alguém me estendeu a mão, a Marielle também e muitos outros, mas isso precisa ser pra todos. E não apenas para alguns", disse Vanessa.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.