Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Martelo batido

Águas do Rio terá que indenizar em até dez dias úteis vítimas de estouro de adutora em Nova Iguaçu

Acordo mediado pela Defensoria prevê reparos e reposição de bens móveis, veículos e eletrodomésticos


Estouro da adutora afetou ruas e resultou no desabamento de casas e no alagamento de moradias, causando danos materiais para centenas de moradores. Foto: Ascom DPRJ

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) firmou um termo de compromisso com a Águas do Rio após o estouro de uma adutora da concessionária localizada em Nova Iguaçu, na madrugada do dia 26 de março. O acordo coletivo determina que a empresa se compromete a indenizar, de forma integral, os danos materiais causados nas residências e no comércio afetados pelo acidente, no prazo máximo de 10 dias úteis.

A assinatura do termo estabelece a indenização, pela Águas do Rio, dos bens móveis, veículos e eletrodomésticos atingidos pelo rompimento da tubulação, assim como a realização de pequenos reparos nas residências, dentro do valor de mercado de cada item apurado pela empresa.

No acordo, a concessionária também se compromete a manter um grupo multidisciplinar de profissionais para atender as vítimas no local e registrar as demandas de indenizações, conforme procedimento que já vem sendo adotado desde a data do acidente.

– Foi de suma importância a assinatura desse termo de compromisso, na velocidade em que isso foi feito, porque foi um acidente de grandes proporções e era necessário viabilizar com rapidez que as pessoas fossem indenizadas, e que recebessem outras prestações que atendessem às suas necessidades mais básicas, como o cartão alimentação – afirmou a defensora pública Andrea Sepúlveda.

Segundo a defensora, aquelas pessoas que não se sentirem contempladas pelo que lhes foi assegurado coletivamente podem ajuizar suas ações individuais. Até hoje (12/04), cerca de 200 pessoas já assinaram acordos individualmente e receberão indenizações.

– O papel da defensoria, agora, após a celebração do Termo de Ajuste de Conduta, está sendo de assistir os moradores nos acordos, negociando sempre com a Águas do Rio para que as propostas de indenização sejam justas e atendam os interesses dos assistidos. O que é mais importante agora é que a população que foi vítima do rompimento da adutora consiga prontamente recuperar o que foi perdido, o que está acontecendo, felizmente – ressaltou a defensora pública Tatiana Baptista.

– A Defensoria Pública agiu rápido, por meio deste TAC, para ver garantido o direito das centenas de pessoas prejudicadas. O esforço atual agora será quantificar devidamente a extensão do dano de cada família, para fins da devida reparação pela Águas do Rio – destacou o coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), Eduardo Chow De Martino Tostes.

Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!