A Prefeitura do Rio divulgou o esquema operacional para o Carnaval 2022. Em virtude da pandemia de Covid-19, a festa ficou restrita aos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães, além das atrações do Terreirão do Samba. Enquanto os desfiles precisaram ter sua data transferida para abril, no feriado de Tiradentes, o Carnaval de rua foi cancelado.
No Centro de Operações Rio, representantes de diversos órgãos da prefeitura detalharam a operação. No Sambódromo, serão seis dias de desfiles. Na quarta (20/04) e na quinta (21/04), serão realizados os desfiles da Série Ouro, organizados pela Liga RJ. Já na sexta (22/04) e no sábado (23/04), acontecem as apresentações das escolas do Grupo Especial, da Liga das Escolas de Samba (Liesa). No domingo (24/04), será a vez dos desfiles das crianças. A apuração acontecerá na terça-feira (26/04), na Apoteose. No sábado (30/04), as seis escolas mais bem colocadas do Grupo Especial voltam a desfilar.
Presidente da Riotur, André Duarte ressalta que a Prefeitura está trabalhando para que os desfiles ocorram dentro do planejado.
– A Prefeitura tem trabalhado para fazer o Carnaval de forma que ele transcorra da melhor maneira possível. A gente sabe que a população do Rio está aguardando há algum tempo por esse Carnaval, é uma ansiedade muito grande, e estamos atentos a essa responsabilidade – disse o presidente da Riotur.
Seis dias de desfiles na Zona Norte
A Estrada Intendente Magalhães vai receber seis dias de desfiles dos grupos de acesso do Carnaval 2022. De quarta (20/04) a sexta (22/04), será a vez das agremiações da Federação de Blocos, Grupo de Avaliação e Série Bronze. No fim de semana seguinte, desfilam na sexta (29/04) e no sábado (30/04) as escolas da Série Prata e, no domingo (01/05), dos Grupos de Acesso B e C.
Música no Terreirão
O Terreirão do Samba também está de volta. Serão cinco dias de música para os cariocas, sempre a partir das 19h. A entrada tem preço popular: R$ 20, com meia entrada a R$ 10. Na quarta (20/04), se apresentam artistas como Gabrielzinho de Irajá, Moacyr Luz e Samba do Trabalhador, Teresa Cristina, Belo, Alcione e Toninho Geraes. Na quinta (21/04), será a vez de Marquinhos Diniz, Dorina e Fundo de Quintal, entre outros. Na sexta (22/04), a programação traz Tia Surica, Diogo Nogueira e Pique Novo. No sábado (23/04), Jorge Aragão, o grupo Vou pro Sereno e a Velha Guarda do Império Serrano estão entre os destaques.
No sábado (30/04), enquanto as campeãs desfilam na Sapucaí, haverá o último dia de música no Terreirão, com a presença de artistas como Mauro Diniz, Paulinho da Viola, Lecy Brandão e Péricles.
Esquema especial de trânsito começa na terça-feira
O esquema especial de trânsito no Centro e em todos os seus acessos será implantado a partir de terça-feira (19/04). A operação contará com 260 operadores, entre agentes da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios viários. Serão disponibilizados 19 reboques para desobstrução de vias, 29 motocicletas e 30 veículos operacionais. Também serão utilizados 11 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, para informação dos horários dos fechamentos e condições do tráfego.
O Centro de Operações da Prefeitura irá monitorar toda a área do evento pelas câmeras, possibilitando que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito. Na madrugada de segunda (18/04) para terça-feira, já serão iniciados os deslocamentos dos carros alegóricos de duas agremiações (Acadêmicos do Cubando e Unidos da Ponte) que estão no Caju e na Avenida Brasil com destino à Cidade do Samba, a partir das 23h.
O COR terá uma posição na central de monitoramento da Liesa, que permitirá a transmissão de imagens de câmeras internas – instaladas especialmente para o desfile – para a Sala de Controle da Cidade Nova, e vice-versa. A integração das câmeras do evento possibilitará ainda que outros órgãos que trabalham no COR tenham acesso às imagens e possam atuar mais rapidamente no atendimento a ocorrências.
Fonte: Prefeitura do Rio