Com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos à saúde causados pelo cigarro, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, sancionou nesta terça (13) a Lei 8.158/18, que cria a Campanha Estadual Antitabagismo, voltada para alunos das escolas públicas e privadas na semana do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado.
O desenvolvimento da campanha poderá ser realizado pela Secretaria de Estadual de Educação em parceria com outras instituições. As atividades compreenderão palestras e debates sobre as consequências do uso contínuo de tabaco e a prevenção de doenças que tradicionalmente atingem fumantes.
Os autores da medida, deputado Márcio Canella (MDB) e ex-deputado Waguinho, justificaram o projeto com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estima em cinco milhões o número de mortes causadas anualmente pelo uso do cigarro.
"O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo. A fumaça do cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas. Prevenir este hábito na população é medida salutar como forma de busca permanente por vida saudável", argumentam.