TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Dia Mundial dos Pobres será celebrado com a inauguração da estátua 'Jesus sem teto'

A representação artística de Cristo, diferente da imagem tradicional, é um presente à Arquidiocese do Rio e foi instalada em frente à Catedral, no Centro da cidade

Por Rafael Brito em 13/11/2018 às 21:49:33

"As raposas têm tocas, as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça". A emblemática resposta de Jesus Cristo a um escrivão hebreu que, segundo relatos bíblico, desejava segui-Lo, ganha significação no Rio com a escultura "Jesus sem-teto", já instalada em frente à Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, mas coberta até o próximo domingo, 18, quando será abençoada pelo Cardeal Orani João Tempesta e, então, exposta ao público na celebração do Dia Mundial dos Pobres, com atividades a partir das 7h da manhã.

A escultura, obra do artista canadense Timothy Schmalz, retrata o Messias deitado em um banco de praça com um cobertor fino sobre o corpo. Seu rosto não é visto, escondido pela coberta sobre a silhueta do corpo que expõe apenas os pés, marcados pelos ferimentos dos pregos da crucifixão.

Na cidade em que mais de 4,6 mil de sua população vive na rua, a imagem carrega forte simbolismo. Para o pároco da Catedral, Padre Cláudio Santos, a obra exemplifica a necessidade de uma sociedade que compartilhe mais gestos de solidariedade.

"Sem duvida a escultura nos faz olhar quem vive nas ruas de nossa cidade como irmãos e irmãs, como pede o Papa Francisco, que nós vejamos Cristo na figura do pobre que vive nas ruas, que tanto sofre no mundo. Devemos perceber que nossa felicidade só será plena se o outro também for feliz" diz o padre.

Segundo ele, a imagem de Jesus sem-teto revela aquele que se fez pobre, sofreu e deu sua vida para salvação de todos.

Como presente à Arquidiocese do Rio de Janeiro, a imagem chegou à cidade intermediada pela Embaixada do Brasil, junto à Santa Sé e a Ordem do Santo Sepulcro.

Semana dos Pobres tem programação especial

No domingo (18), a partir das 7h da manhã, a Catedral Metropolitana do Rio vai oferecer café da manhã, banho, corte de cabelo, ajuda em processos de emissão de documentos, evangelização, missa e inaugurações da escultura Jesus sem-teto e dos novos banheiros da igreja dedicados à população de rua, finalizando com almoço aos carentes.

As celebrações, porém, começaram no último dia 10, com a missa "O Rio Celebra", presidida pelo Arcebispo Orani Tempesta, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, no Parque União, na Maré, zona norte carioca.

Nesta quarta-feira, 14, a Rádio Catedral FM e a WebTV Redentor apresentarão um programa especial sobre o Dia Mundial dos Pobres, transmitido da Capela São Sebastião, em Del Castilho, que contará com a presença dos bispos do Regional Leste 1 da CNBB, além de ação social e a celebração de missa na Cracolândia.

No sábado, 17, acontecerá o fórum, com o tema: "Justiça Restaurativa", das 8h às 17h, no Edifício São João Paulo II, na Glória, Zona Sul. O encontro relacionará a justiça com o Evangelho, além da apresentação de experiências vivenciadas nesse contexto. O fórum conta com a participação de grupos, entidades e pessoas preocupadas com as questões sociais relacionadas à pobreza.

Para participar é necessário preencher um formulário de inscrição on line. Outras informações através do telefone do Vicariato para a Caridade Social: (21) 2292-3132 - ramal 332.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.