Entre tantos milagres, Nossa Senhora Aparecida, a Mãe Negra do Brasil, foi o tema do enredo da União da Ilha do Governador. Em forma de oração, com um desfile coeso, a agfemiação já desponta como uma das favoritas ao acesso em 2023.
A linda Comissão de Frente mostrou o escravizado Zacarias, em frente a uma capela, onde fez de sua dor um ato de fé. Ele ganhou a liberdade por milagre de Nossa Senhora, representada pela atriz Cacau Protásio. "Foi gratificante este desfile, como se eu estivesse agradecendo a ela tudo o que faz por mim", disse Protássio ao Portal Eu, Rio!
Com carros luxuosos e fantasias bem colocadas, a escola passou redonda na avenida, a ponto de Ito Melodia, intérprete do samba, declarar: "nosso samba-enredo emocionou a Sapucaí, mas havíamos nos preparado para isso. Emoção, choro, carinho, gratidão, luz! Obrigado, Nossa Senhora por nos cobrir com seu manto!"
Negritude, liberdade, fé, sincretismo e devoção foram as palavras de ordem da Ilha, que arrebatou os coração da plateia. Com isso, tornou-se a favorita do público neste primeiro dia de desfiles.