TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Feirão de empregos tem 800 vagas para pessoas com deficiência

Evento está contando com mais de 30 empresas dos mais diversos segmentos

Por Portal Eu, Rio! em 27/04/2022 às 09:18:37

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD Rio) em parceria com o Instituto Rede Incluir, uma organização sem fins lucrativos, integrante da organização do “Circuito Dia D”, Feira de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS, está realizando, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, o maior feirão de emprego inclusivo da história, com mais de 800 vagas dedicadas exclusivamente ao universo das pessoas com deficiência.

O Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência, situado na Rua Prof. Carlos Boisson, S/N - Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro está recebendo hoje (27), das 9h às 16h, a Feira de Emprego da Pessoa com Deficiência que está oferecendo mais de 800 oportunidades de trabalho, em diversas áreas. O evento está contando com mais de 30 empresas dos mais diversos segmentos.

Para disputar as chances de trabalho, os candidatos deverão apresentar:

• Documento de identidade

• Carteira de trabalho

• PIS/NIS

• CPF

• Currículo

• Comprovante de escolaridade

• Laudo médico atualizado ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS, e

• Comprovante de residência.

Segundo o presidente da Rede Incluir (organização independente que reúne atores que atuam na inserção de Pessoas com Deficiência – PcD e empresas do Rio), Antoniel Bastos, a média de pessoas atendidas por evento é de 400 e que 40% delas conseguem um emprego. "Existe um grande abismo na contratação desses profissionais no mercado. Entre as dificuldades, posso destacar a falta de mobilidade na cidade", avalia ele.

Marcelo Freitas, coordenador do Projeto de Inserção de PcD e reabilitados do INSS no mercado de trabalho do Ministério do Trabalho, diz que é o momento para alavancar as opções de recrutamento das empresas e as oportunidades para os candidatos, ao mesmo tempo em que promove a integração destes com os diversos atores da questão da inserção da PcD e reabilitados na sociedade.

Para Helena Werneck, secretária municipal da pessoa com deficiência, o Circuito Dia D é de suma importância para os profissionais com deficiência, que podem estar em contato com as oportunidades abertas em mais de 30 empresas, em um único dia, assim como para as empresas, por terem a oportunidade de apresentar suas vagas aos candidatos com deficiência. Neste evento estão sendo oferecidas oficinas aos candidatos, com foco em potencializar a participação de cada um nos processos de entrevista nas empresas, sendo:

• Elaboração de Currículo

• Como se apresentar na entrevista de Emprego

• Empreendedorismo

Os horários das oficinas são: Turma 1 – 09:00 às 10:30, Turma 2 – 10:30 às 12:00, Turma 3 – 13:00 às 14:30 e Turma 4 – 14:30 às 16:00, para que os candidatos tenham a oportunidade de participar, antes ou depois de visitarem o estande das empresas. Além disso, haverá teste de glicose, aferição de pressão, atendimento de nutrição, feira de produtos produzidos por pessoas com deficiência e familiares atendidos no Centro.

Também será inaugurada oficialmente a Academia Inclusive, iniciativa da REDE INCLUIR e da SMPD RIO que tem o objetivo de capacitar pessoas com deficiência e familiares para o mercado de trabalho formal e para empreenderem.

Quatro cursos já foram oferecidos e mais de 150 pessoas foram capacitadas no primeiro mês. Para o mês de maio, além da programação dos cursos, será oferecida mentoria para pessoas com deficiência, através de oficinas com especialistas de mercado, como forma de impulsionar a empregabilidade das pessoas com deficiência.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.