TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Abertas inscrições para nova formação do primeiro ecoclube da Baixada Fluminense

Com parceria da Petrobras, jovens de Caxias ganharão bolsa auxílio para participação cidadã na região

Por Portal Eu, Rio! em 04/05/2022 às 16:18:26

Fotos: Divulgação

Com o propósito de continuar a fomentar o protagonismo jovem em prol das boas práticas socioambientais, o Projeto EDUC – fase II, desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, está com inscrições abertas para a nova formação do Ecoclube UNIJACE (União de Jovens Ambientalistas de Campos Elíseos), em Duque de Caxias. Adolescentes de 15 a 17 anos incompletos podem se inscrever gratuitamente para o processo seletivo até 27 de junho. Os selecionados receberão uma bolsa auxílio mensal no valor de 420 reais.

Serão oferecidas 32 vagas, sendo 24 para início imediato e oito para formação de cadastro de reserva. Jovens com deficiências também podem se inscrever. Durante esse projeto de educação ambiental continuada, os participantes terão a oportunidade de aprender conceitos e práticas socioambientais, que poderão ser utilizados em benefício de suas comunidades.


As atividades do Ecoclube, que terão início em junho deste ano, ocorrerão ao longo de 15 meses, com três encontros semanais de duas horas e quinze minutos cada. Haverá também atividades práticas, em complementação às aulas teóricas, fora de sala, com o acompanhamento do instrutor.

Para concorrer às vagas, os adolescentes devem ser moradores de uma das comunidades de atuação do Projeto EDUC – fase II (Campos Elíseos, Saraiva, Parque Império, Parque Marilândia, Bom Retiro, Saracuruna, Jardim Primavera e Xerém); já ter concluído ou estar cursando o sexto ano do ensino fundamental; estar devidamente matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído o ensino médio; possuir renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos; e ter o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 em dia, considerando o mínimo de duas doses aplicadas.


O processo seletivo será composto por duas etapas. A primeira terá uma prova escrita — múltipla escolha e redação — e a segunda será composta por uma entrevista individual e entrega de documentos. Ambas as fases possuem caráter classificatório e/ou eliminatório

Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível nas redes sociais do @projetoeducoficial: https://linkme.bio/projetoeducoficial/ até 27/06/2022.

O edital com todas as informações pode ser conferido nos endereços: www.facebook.com/projetoeducoficial e https://www.facebook.com/guardioesdomar

Primeiro ecoclube da Baixada Fluminense

Ecoclubes são um movimento internacional de participação juvenil. Liderados pelos próprios jovens, os participantes articulam ações buscando a mudança da realidade das localidades onde estão inseridos por meio de campanhas de sensibilização e propostas que promovam a sustentabilidade.

Lançado em 2018, o UNIJACE é o primeiro ecoclube da Baixada Fluminense. Em sua primeira fase, foram selecionados 15 jovens. Hoje, cinco deles estão atuando no Projeto EDUC – fase II como Agentes Ambientais. “Observamos que as contribuições foram inúmeras, especialmente se avaliarmos o crescimento pessoal de cada ecoclubino. O plano de ação de estruturação do ecoclube foi elaborado em consonância com todas as ações do Projeto EDUC, a partir de uma metodologia pedagógica de reconstrução pessoal dos participantes, baseada no reconhecimento de pertencimento e respeito, incorporando principalmente valores de responsabilidade e solidariedade nas ações pretendidas”, destaca a colaboradora do Projeto, Angela Soledade.

Projeto EDUC – Fase II

O Projeto EDUC - fase II conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e visa promover o protagonismo comunitário para a proposição de soluções aos problemas socioambientais identificados, sensibilizando adolescentes, jovens, lideranças, educadores e moradores.

Nesta segunda fase, novas comunidades caxienses serão atendidas. Além de Campos Elíseos, Saraiva, Parque Bom Retiro e Parque Marilândia, incluídas na primeira fase (2018-2020), o Projeto atuará nos bairros de Saracuruna, Xerém, Jardim Primavera e Parque Império.

Assim como ocorreu na fase I, o projeto está realizando um diagnóstico junto à população para identificar as principais questões e demandas dos moradores, para que possam ser trabalhadas de forma participativa.

Também estão previstas ações integradas com cursos para lideranças comunitárias, oficinas de artesanato e educação socioambiental, visando preparar as pessoas para o enfrentamento de problemas cotidianos - como o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e seus potenciais riscos. As ações podem ser acompanhadas nas redes sociais do Projeto: facebook.com/projetoeducoficiale instagram.com/projetoeducoficial.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.