TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Juliana Martins vive bailarina em peça solo "O Lago dos Cisnes" no Teatro XP Investimentos

Adaptação de clássico de Tchaikovscky fica em cartaz até o dia 25

Por Gabriel Gontijo em 17/11/2018 às 16:28:49

Foto: Divulgação

Com mais de 30 anos de carreira, a atriz Juliana Martins resolveu encarar um desafio até então inédito para ela: fazer uma peça solo. E foi na adaptação do clássico do compositor russo Tchaikovscky que a atriz fez algo novo na carreira com o espetáculo "O Lago dos Cisnes", que fica em cartaz até o dia 25 no Teatro XP Investimentos, na Gávea, na Zona Sul do Rio.

Com o propósito de estabelecer uma reaproximação com uma cultura quase esquecida e pouco difundida no Brasil, a peça traz  o acesso à música clássica com uma leitura voltada ao público infantil. Em conversa com o "Portal Eu, Rio!", Juliana contou que já tinha uma vontade de fazer uma peça solo e topou o desafio ao receber o convite do diretor Alexandre Lino. 

"Como eu produzo teatro, eu sempre sonhei em fazer uma peça solo pela praticidade da produção, pois eu ficaria na dependência apenas da minha agenda. E como eu estava em busca desse tipo de trabalho, o astral me ouviu e o Lino me convidou para fazer 'O Lago dos Cisnes'. Só que essa questão da produção ser mais prática não é nada perto da exigência da peça, principalmente esse espetáculo, pois há um trabalho corporal e emocional", contou a atriz.

Ela também revelou que precisou "quebrar as amarras" de algumas situações. Um dos exemplos foi o fato dela ter treinado balé intensamente por dois meses, de segunda a sexta, com média de cinco horas por dia de ensaio. Tanto esforço trouxe algumas consequências ao seu corpo, a ponto de sentir exaustão física, além cabeça do fêmur e destendeu o braço. Juliana também falou que o fato da peça ter pouco texto em cena foi algo novo para ela.

"A história é contada com os meus poucos textos e muita gravação em off e toda a emoção da peça eu passo através do meu corpo. Mas eu sou atriz, não sou bailarina e nem dançarina, então eu tive que descobrir tudo isso através dos ensaios, sobre como contar a história através do meu corpo, o que foi muito difícil. Ou seja, eu precisei quebrar as amarras tanto do emocional através do físico, quando da força do próprio balé, de subir em uma sapatilha de ponta. Além disso, outra dificuldade é ter pouco texto, sendo que as peças que eu fiz sempre tinha muito texto. Durante os ensaios eu até falava com o Lino: 'Pelo amor de Deus, me dá mais texto, eu preciso disso'. Ou seja, cada fala que eu digo em cena foi algo muito conquistado, porque o diretor não queria me dar. Mas eu estou bem feliz com isso, porque me propus a fazer algo que nunca tinha feito antes", revelou a atriz.

A peça "O Lago dos Cisnes" fica em cartaz até o domingo, dia 25 de novembro, no Teatro  XP Investimentos, que fica dentro do Jóquei Clube Brasileiro, localizado na Avenia Bartolomeu Mitre, 1110, Leblon, na Zona Sul do Rio. A apresentação acontece aos sábados e domingos às 16 horas. A classificação é livre. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3807-1110. 

 

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.