Muito se fala sobre o mercado da aposta esportiva no Brasil. A atividade foi legalizada em 2018 e, desde então, foi possível notar um crescimento estrondoso do setor. A febre é ainda maior entre os fãs de futebol. Ontem (8), na hora do jogo entre Flamengo e Botafogo, os bares de Copacabana estavam lotados. Muitos torcedores com celulares nas mãos davam seus palpites em aplicativos de apostas para futebol.
A cena não é incomum. No Maracanã, no Engenhão, na praia ou nos bares da cidade, diversas pessoas entraram na onda dos aplicativos de apostas. “Eu costumava apostar a rodada (de cerveja) com meus amigos, mas há uns anos a gente começou a apostar nos aplicativos das casas de apostas. No começo, eu apostava nos sites, mas quando vi que a Bet365 tinha lançado aplicativo, eu baixei e agora não consigo mais apostar pelo navegador. Com o aplicativo é bem mais fácil”, contou João Guilherme, torcedor do Botafogo e apostador de final de semana.
Seja pelo site ou aplicativo de apostas, a verdade é que a aposta esportiva parece ter chegado para ficar. As casas de apostas dominam o mercado publicitário do esporte nacional. O Campeonato Carioca 2022, por exemplo, foi patrocinado pela gigante da aposta esportiva, a Betfair. A empresa inglesa também firmou acordo com a Conmebol e patrocina a Libertadores e a Copa Sudamericana.
As camisas dos times da Série A estampam patrocínios de casas de apostas. A Betano está na camisa do Fluminense enquanto a Pixbet investiu pesado e estampa os uniformes de diversos times, entre eles o Flamengo e o Vasco. Além disso, é possível ver a propaganda das casas de apostas na faixa publicitária da transmissão e até no gramado.
A aposta esportiva é um fenômeno mundial, mas que no Brasil deu seus primeiros passos após a legalização das atividades em 2018. Desde então, seu crescimento foi rápido. Segundo o MKT Esportivo, o mercado movimentou no país cerca de R$ 7 bilhões em 2020 e o prognóstico é que o setor alcance R$ 12 bilhões em 2023.
O governo brasileiro quer agora regulamentar a aposta esportiva para que possa aumentar a arrecadação e se certificar que uma maior parte do dinheiro gerado pelas casas de apostas fique no país. Nos bastidores de Brasília, o rumor é que o governo irá sancionar a regulamentação antes da Copa do Mundo, que começa dia 21 de novembro deste ano.