O Vasco perdeu para o Corinthians por 1 a 0 na noite deste sábado (17) pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro na Arena Itaquera de uma forma bem amarga. Além do gol da derrota cruzmatina marcado por Mateus Vital, criado em São Januário e que foi vendido ao rival no ano passado, o time carioca ainda teve um pênalti claro de Danilo Avelar em cima de Marrony que foi ignorado pela arbitragem. Com o resultado, o Vasco segue com 39 pontos na décima quarta posição, mas dependendo dos resultados da rodada pode terminar a rodada no Z4.
Jogo fraco
Empurrado por sua torcida, que marcou presença em grande número no Itaquerão, o Corinthians tomou a iniciativa do confronto e assustou logo no primeiro minuto, quando Danilo Avelar recebeu de Mateus Vital e cruzou com perigo. Pouco tempo depois, aos cinco, Thiaguinho pegou sobra da defesa cruzmaltina e chutou por cima da meta. Os donos da casa seguiram pressionando e por pouco não abriram o placar com 15. Na ocasião, Thiaguinho bateu rasteiro e o camisa 33 vascaíno fez outra boa intervenção.
O Vasco equilibrou o duelo e passou a se arriscar mais no setor ofensivo após o cronômetro ultrapassar a casa dos 30 minutos. A melhora do Almirante só se transformou em chance de gol aos 39 minutos. Kelvin tabelou com Pikachu e serviu Raul, que arrematou sem força e facilitou a vida de Cássio. A resposta alvinegra foi quase que imediata. Na jogada seguinte, Jadson cobrou escanteio e Henrique testou com perigo. Antes da etapa inicial chegar ao fim, o Vasco assustou outras duas vezes, com Pikachu e Kelvin, respectivamente.
Na volta do intervalo, assim como aconteceu nos momentos iniciais da partida, o Corinthians partiu para cima, mas dessa vez demonstrou eficiência. Aos cinco minutos, Fagner cruzou na medida para Mateus Vital testar com consciência e inaugurar o marcador na Arena: Corinthians 1 x 0. Em desvantagem no marcador, o time da Colina passou a correr atrás do prejuízo e quase chegou ao empate aos 10. Na oportunidade, Kelvin tocou com a cabeça e Cássio espalmou para escanteio.
A equipe de São Januário continuou pressionando, mas só voltou a assustar a meta defendida alvinegra aos 25 minutos. Thiago Galhardo cobrou falta, a zaga afastou e Henrique chutou por cima. No lance seguinte, Yago Pikachu mandou a bola para área, Cássio afastou o perigo e ninguém apareceu para empurrar a bola para o fundo do barbante. Outra boa oportunidade foi criada aos 33, quando Henrique cobrou escanteio e Castan cabeceou com perigo. Com 37, Marrony foi lançado e só não marcou porque foi segurado por Danilo Avelar. A arbitragem, porém, ignorou a penalidade e mandou a partida seguir, prejudicando o Vasco. No apagar das luzes, a trave impediu o empate vascaíno. Caio Monteiro puxou contra-ataque pela esquerda e serviu Oswaldo Henríquez, que acertou o travessão.
O Vasco volta a campo agora na próxima quinta-feira (22) diante do São Paulo em São Januário, já o Corinthians enfrenta o Atlético-PR fora de casa no dia anterior.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 x 0 VASCO
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 17 de novembro de 2018 (Sábado)
Horário: 19h00 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)
Cartões amarelos: Jadson, Fagner (SCCP); Fernando Miguel, Leandro Castán (CRVG)
Cartão vermelho: Alberto Valentim (CRVG)
Renda: R$ 1.350.777,50
Público: 38.835 total
GOL:
Corinthians: Mateus Vital, aos 7 minutos do 2T.
CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Thiaguinho, Jadson, Pedrinho e Mateus Vital (Clayson); Danilo
Técnico: Jair Ventura
VASCO: Fernando Miguel, Raul (Caio), Leandro Castán, Oswaldo Henríquez e Henrique; Leandro Desábato, Andrey (Dudu), Yago Pikachu e Thiago Galhardo; Kelvin (Marrony) e Andrés Rios
Técnico: Alberto Valentim