Reconstruir. Esse tem sido um dos principais desafios de Petrópolis, município da região Serra Verde Imperial (RJ), desde a tragédia causada pelas fortes chuvas que atingiram o famoso destino turístico em fevereiro deste ano. Graças ao empenho de moradores, empresas, poder público, organizações e pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo, a cidade já começa a reerguer. Com o intuito de apoiar este processo, a ONG Junior Achievement Rio de Janeiro e a Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shopping centers do país, estão realizando de hoje até sábado (17 a 21 de maio), com o apoio das instituições locais Serratec e SOS Serra, o programa Innovation Camp - Bem Petrópolis.
A iniciativa visa mobilizar aproximadamente 50 estudantes das redes pública e privada de ensino a, juntos, utilizarem ferramentas que proporcionem um rápido aprendizado sobre Design Thinking, conjunto de métodos e ferramentas que combina empatia, criatividade e racionalidade a fim de compreender necessidades e solucionar “dores”. Durante e entre os encontros, realizados de maneira híbrida (presencial e online), os participantes – alunos dos colégios estaduais Araras e Irmã Cecília Jardim Colégio, e do Curso PRW – contarão com o suporte de quase 30 voluntários da JA Rio de Janeiro e da Ancar Ivanhoe.
“Os estudantes trabalharão em grupos para desenvolver soluções inovadoras para um desafio proposto. Após uma contextualização inicial do problema, mentores conduzem as etapas de imersão, ideação e prototipação de suas soluções. Ao final do dia, os alunos apresentam suas soluções para um júri, que avalia a melhor proposta de acordo com os critérios estabelecidos”, explica Michele França, coordenadora de Projetos da JA Rio de Janeiro.
Para Marcelo Carvalho, copresidente da Ancar Ivanhoe, o programa tem o objetivo de ser um instrumento de desenvolvimento social para a comunidade de Petrópolis. “Buscamos constantemente contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades em que estamos inseridos. Por isso, desenvolvemos o programa a partir de quatro pilares: foco no ser humano, colaboração multidisciplinar, tangibilização de ideias e viabilidade econômica”.