Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Racismo em debate

Brasil e França se unem e lançam Programa Des-Mordaça em cinema de Niterói

O evento marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial


O programa audiovisual tem como finalidade debater o impacto do racismo na saúde mental de negras e negros no Brasil (Foto: Bastien Viltart)

No dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o Centro de Teatro do Oprimido e a instituição francesa Pas à Passo Théâtre de l'Opprimé realizam o lançamento do programa Des-Mordaça na Sala Nelson Pereira dos Santos, às 16h, em Niterói.

Idealizado pela psicopedagoga e mestra em relações étnicos raciais da Cefet, Claudia Simone, o programa propõe visitar obras de Teatro do Oprimido e do Teatro das Oprimidas, além de analisar textos, artigos, ensaios e conceitos que fortaleceram a prática dos grupos, a criação de espetáculos de Teatro-Fórum e a compreensão e desenvolvimento da estética feminista. Após a exibição, haverá uma roda de conversa com Claudia Simone, Rachel Nascimento, Monique Rodrigues e Walkiria Nictheroy.

O primeiro episódio exibido, Isso é coisa da minha cabeça?, aborda o racismo como crença na superioridade de algumas raças sobre outras, que justifica a desigualdade entre os grupos.

No vídeo, debate-se o impacto do racismo na saúde mental de negras e negros no Brasil. A narrativa audiovisual compartilha fragmentos de obras de Teatro-Fórum de dois grupos de Teatro do Oprimido - Pirei na Cenna e Cor do Brasil -, e um grupo de Teatro das Oprimidas, o Coletivo Madalena Anastácia.

A atividade conta ainda com a apresentação do Grupo Pirei na Cenna com a peça de Teatro-Fórum Doidinho para Trabalhar, que aborda a temática do mercado de trabalho para o usuário de saúde mental por meio da história de Severino que, após receber alta de um hospital psiquiátrico, tenta encontrar trabalho.

O lançamento acontece em parceria com o projeto Teatro das Oprimidas do CTO, com patrocínio da Petrobras e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO:

Lançamento do programa Des-Mordaça

Data: 18 de maio

Horário: 16h

Local: Av. Visconde de Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói, RJ.

PROGRAMAÇÃO:

16h - Abertura com a apresentação da peça Doidinho para Trabalhar (grupo Pirei na Cenna)

17h - Lançamento do primeiro episódio Isso é coisa da minha cabeça?

17h30 - Roda de conversa com Claudia Simone, Rachel Nascimento, Monique Rodrigues e Walkiria Nictheroy

Classificação: Livre

Sobre o grupo de Teatro Oprimido Pirei na Cenna

Formado por usuários e simpatizantes de saúde mental, criado em 1997, no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, pela diretora artística Cláudia Simone Santos. A partir daí, começa a trajetória do Pirei na Cenna que já esteve em 13 estados do Brasil e em 2012 ultrapassou não só os muros do hospital psiquiátrico como também as fronteiras do país para o I Festival de Expressões Artísticas Antimanicomiais na cidade de Rosário, na Argentina. Na primeira temporada internacional fez ainda apresentações em Buenos Aires.

Sobre o Centro de Teatro do Oprimido CTO

Centro de pesquisa e difusão, que desenvolve a metodologia do Teatro do Oprimido em Laboratórios, Seminários de Dramaturgia, ambos de caráter permanente, para revisão, experimentação, análise e sistematização de exercícios, jogos e técnicas teatrais. O CTO foi dirigido por Augusto Boal ao longo de seus últimos 23 anos de vida, e hoje sua equipe dá prosseguimento ao trabalho.

Sobre o Projeto Teatro das Oprimidas

O Projeto Teatro das Oprimidas tem como objetivo geral fortalecer os Grupos Teatrais Populares de TO (Teatro do Oprimido e Teatro das Oprimidas), ampliando seus raios de atuação para além das cidades do Rio e Niterói e chegando em Duque de Caxias, Itaboraí, Macaé, Maricá, Nova Iguaçu e São Gonçalo, realizando oficinas de TO para estimular multiplicadoras/res e cenas que mobilizem alternativas transformadoras para a juventude, em espaços populares e institucionais, com a metodologia da Estética, do Teatro do Oprimido e do Teatro das Oprimidas.

Programa Des-Mordaça Dia Nacional da Luta Antimanicomial Niterói Centro de Teatro do Oprimido Instituição Pas à Passo Théâtre de l'Opprimé

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!