TOPO - PRINCIPAL 1190X148

A busca pela juventude eterna através das cirurgias

Com aumento da expectativa de vida, homens e mulheres buscam rejuvenescer

Por Cristina Ramos em 21/11/2018 às 18:15:00

Com o passar dos anos, o aumento progressivo da expectativa de vida trouxe uma maior preocupação com alguns aspectos do envelhecimento, principalmente em relação à aparência física, levando muitas vezes à busca incessante pela ‘juventude eterna’.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida dos brasileiros de 1940 a 2016 foi de 75,8 anos. Segundo o informe, a Tábua de Mortalidade de 2016 (IBGE) constatou que mulheres vivem em média mais do que homens. Enquanto a expectativa de vida dos homens, em 2016, era de 72,9 anos, a das mulheres atingiu 79,4 anos.

Essa conscientização de que se pode viver mais tem propiciado a otimização de autocuidados, havendo uma procura maior para tratamentos corporais e faciais, que visam a restauração e atenção com a pele e com o corpo em si - sejam estes tratamentos dermatológicos ou mesmo cirúrgicos.

A nutrição e a realização de atividades físicas regulares passaram a ter ainda mais importância nesse processo de “bem envelhecer”, uma vez que, uma alimentação equilibrada e balanceada com restrição de alimentos conhecidos como inflamatórios, pode ajudar a prevenir sinais precoces de envelhecimento.

Segundo a nutricionista fitoterápica Sandra Bastos “entende-se por alimentos inflamatórios - batatas-fritas, alimentos à base de farinha branca como as massas, pães, pizzas e produtos de padaria”. Para Sandra, os carboidratos refinados não só causam elevação nos níveis de açúcar no sangue, como também promovem a inflamação no organismo. Incluem-se neste grupo os refrigerantes em geral, mas principalmente aqueles à base de cola, porque contêm muitos açúcares refinados. 

Sempre se deve dar preferência aos alimentos integrais, comenta Sandra. E deve-se atentar para as proteínas preparadas em elevadas temperaturas, porque se classificam em alimentos inflamatórios - ocorre uma reação química neste processo, que é prejudicial à saúde.  Vale lembrar também, afirma a nutricionista, que os embutidos, os doces artificiais e as bebidas alcóolicas também entram na lista deste tipo de alimento.

Devido à atual preocupação excessiva com a aparência física, os procedimentos da cirurgia plástica têm sido cada vez mais procurados, alega a médica Monique Awaad. No entanto, cabe ressaltar, que esse culto à imagem corporal, muito comum na população brasileira, pode representar uma fonte de insatisfação constante, podendo levar ainda a distúrbios alimentares e psicológicos, o que deve servir como um alerta ao cirurgião plástico.

Como forma de prevenção dos primeiros sinais de envelhecimento, os procedimentos mais realizados são a aplicação de toxina botulínica e a realização de preenchimentos faciais com ácido hialurônico, ambos realizados em consultório, explica a cirurgiã plástica, Monique Awaad. “A toxina botulínica tem o papel de evitar que as rugas faciais fiquem marcadas na pele, podendo amenizar o aspecto daquelas já existentes. Portanto, o melhor momento para o início deste tratamento costuma ser entre 25 e 30 anos de idade, que é quando as rugas começam a estar mais presentes, porém, ainda pouco proeminentes. Os preenchimentos, por sua vez, realizados com material absorvível e bastante seguro, têm a função de restaurar o volume facial perdido, devido à ação da perda de colágeno e de gordura, causados pelo início do processo de envelhecimento, levando à formação de sulcos mais proeminentes na face - como as olheiras e o ‘bigode chinês’, por exemplo”.

Dos procedimentos cirúrgicos, as cirurgias para contorno corporal – lipoaspiração e lipoescultura, abdominoplastia e mamoplastias – e as que visam o rejuvenescimento facial são as mais procuradas, relata a médica.  “Com a diminuição progressiva do colágeno na pele, muitas vezes ainda potencializada pela grande perda de peso ou por gestações, os tecidos da mama e do abdômen passam a se apresentar ainda mais flácidos, sendo indicadas, cirurgias para elevar as mamas (mastopexia que pode ser com ou sem próteses de silicone) e para retirar o excesso de pele do abdômen (abdominoplastia)”, conclui a médica.

Já na face, completa Drª Monique, a flacidez e consequente desposicionamento dos tecidos são tratados com a cirurgia de lifting facial (ritidoplastia), podendo ser associada ainda à cirurgia das pálpebras (blefaroplastia), na qual é retirado o excesso de pele superior e inferior, além das bolsas de gordura ali presentes. Este é um procedimento que ajuda muito na qualidade de vida dos pacientes que têm prejuízo do campo visual devido ao excesso cutâneo. Além de melhorar a parte estética e retomar um aspecto mais jovial, permite que, no caso das mulheres, voltem a maquiar a área dos olhos sem transtornos, uma das queixas mais comuns das pacientes que buscam esse tratamento, declara a médica.

 

 

 

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.