Um dos mais importantes profissionais da cadeia produtiva do carnaval carioca, o carnavalesco Fernando Pamplona é o homenageado da 17ª edição do Prêmio Plumas & Paetês Cultural, conforme anunciado na semana passada pela organização.
Também cenógrafo, professor, apresentador de televisão e julgador do desfile das escolas de samba, Pamplona ainda ficou conhecido como o "pai de todos os carnavalescos", sendo o criador da célebre frase: “Tem que se tirar da cabeça aquilo que não se tem no bolso”. Sua arte pôde ser vista na decoração do Baile de Gala do Theatro Municipal, em 1958, na decoração de rua da cidade do Rio de Janeiro em 1974 e nos dez carnavais em que assinou os desfiles do Salgueiro, a partir da estreia ocorrido com Quilombo dos Palmares, o primeiro a abordar temas afro-brasileiros, em 1960.
Histórico
Há 17 anos, o Prêmio Plumas & Paetês Cultural laureia os artífices e profissionais que atuam nos bastidores da produção e criação do carnaval carioca, contemplando anualmente 50 categorias profissionais numa grande celebração em torno da Economia Criativa do Carnaval.
O evento gera valorização profissional, reconhecimento e inclusão social de aproximadamente 120 agraciados por edição, totalizando, até a última edição (2020), 1009 premiados, que fazem parte deste universo criativo ao lado de milhares de prestadores de serviços diretos e indiretos.
Com 50 categorias, o Plumas & Paetês Cultural reconhece desde o trabalho de quem faz os desfiles acontecerem - como aderecista, carnavalesco, costureira, intérprete e mestre-sala e porta-bandeira - aos profissionais que cobrem os desfiles - por exemplo, assessores de imprensa, jornalistas e fotógrafos.
Local da cerimônia
O evento acontecerá em teatro público da cidade do Rio de Janeiro, no mês de setembro, por ser a data comemorativa de aniversário do homenageado, que nasceu em 26/9/1926. Faleceu três dias após completar 87 anos, deixando viúva a esposa Zeni e três filhas.
Fonte: Prêmio Plumas & Paetês Cultural