O Botafogo empatou em 1 a 1 com o Santos, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. As duas equipes brigavam por uma vaga na Copa Libertadores de 2019, mas ficaram no meio do caminho ainda no primeiro tempo, quando o Atlético-MG venceu o Internacional, por 2 a 1, no Beira-Rio.
Com esse resultado, o Atlético-MG atingiu os 56 pontos, o máximo que Botafogo ou Santos poderão somar no fim da última rodada. O time mineiro ainda conta com 16 vitórias, número que não seria atingido por cariocas ou paulistas.
Com o empate, o Botafogo fica na nona colocação, com 47 pontos, seguido pelo Santos, com 46 pontos, em décimo lugar. O Atlético-MG disputa a última vaga do G-6 com Atlético-PR e Cruzeiro.
O Botafogo dominou o início do jogo, tocando mais a bola e explorando bem as laterais. O Santos demorou a se encontrar e equilibrar a partida. Logo aos 6 minutos, Luiz Fernando recebe na entrada da área e toca rápido para Moisés, que gira e chuta forte. A bola desvia na zaga e sai rente à trave. O time alvinegro tenta aproveitar os espaços na intermediária do Santos, mas erra no último passe.
Aos 16, Gabriel recebe na entrada da área e arrisca o chute forte. A bola desvia na zaga e sai rente à trave. A equipe paulista acorda para o jogo.
Em momento de pressão, aos 34 minutos, Felippe Cardoso domina na entrada da área e chuta no travessão. Um minuto depois, aos 35, Rodrygo domina na paquena área e chuta para boa defesa de Gatito. No rebote, Rodrygo se antecipa à zaga e chuta para marcar o gol.
O Botafogo tenta reagir, aos 37, com Marcinho, que ecebe na entrada da área e chuta forte rente à trave. Aos 41, Valencia tabela com Erik e chuta cruzado rente à trave.
Botafogo busca mais o gol no segundo tempo
O Botafogo volta mais ofensivo para o segundo tempo. Aos 6 minutos, Valência cobra escanteio, cruzando para a área. Erik sobe mais que a zaga e cabeceia na trave. Time carioca chega com facilidade ao ataque e arrisca mais que a equipe santista.
Aos 14 minutos, Valencia cobra falta na área, a zaga rebate e a bola sobra para Brenner chutar para dentro do gol. Três minutos depois, o Botafogo quase amplia o placar. Luiz Fernando cruzou para a área, Moisés cabeceou sozinho para boa defesa de Vladimir.
Aos 20, Gabigol se envolve em dividida com Valencia e é expulso. O árbitro volta atrás e dá o cartão amarelo, após conversa com o bandeirinha.
O jogo fica tenso. Aos 33, Copete avança pela ponta e cruza para Gabriel, que chega atrasado e quase marca.
O Santos busca o desempate. Aos 45, Copete lança Victor Ferraz na entrada da área. O lateral domina e chuta forte para boa defesa de Gatito Fernández. Quatro minutos depois, Alison cruza na área do Botafogo, Marcelo erra a cabeçada e acerta a trave. Gatito faz a defesa e impede o rebote.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 1 BOTAFOGO
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro e Eder Alexandre (SC)
Renda: R$ 64.715,50
Público: 3.620 pagantes
Gol:
Santos: Rodrygo, aos 35 minutos do primeiro tempo.
Botafogo: Brenner, aos 14 minutos do segundo tempo.
Cartão amarelo:
Santos: Luiz Felipe, Gabriel
Botafogo: Marcinho, Matheus fernandes
SANTOS: Vladimir, Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Diego Pituca e Rodrygo (Anderson Ceará) ; Arthur Gomes (Copete), Felipe Cardoso (Eduardo Sasha) e Gabigol. Técnico: Cuca
BOTAFOGO: Gatito Fernandez, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandez, Léo Valência (Renatinho) e Luiz Fernando; Erik (Rodrigo Pimpão) e Brenner (Kieza). Técnico: Zé Ricardo