Na manhã desta quinta-feira (22), foi deflagrada a terceira fase da Operação Luz na Infância pelo Ministério da Segurança Pública. Ao todo, 18 estados e o Distrito Federal (DF) fazem parte da operação onde policias civis estão cumprindo 69 mandados de busca e apreensão.
Em nota, o ministério diz que a operação dá “continuidade aos trabalhos de identificação de crimes relacionados ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados no meio cibernético”.
A operação conta também com a participação do Corpo de Investigações Judiciais (CIJ) do Ministério Público Fiscal da Cidade Autônoma de Buenos Aires, na Argentina. Simultaneamente, o CIJ está cumprindo 41 mandados de busca.
A informa ainda que a operação envolve um grande número de policiais. “Os alvos internacionais foram identificados após atuação conjunta entre a Diretoria de Inteligência da Senasp e autoridades policiais da Argentina. As ações simultâneas realizadas no Brasil e nas Argentina mobilizam um efetivo aproximado de mil policiais”, diz a nota.
A operação, que teve início em outubro de 2017, cumpriu na época 157 mandados e prendeu 112 abusadores. Em maio desse ano, ocorreu novamente cumprindo 579 mandados de busca, e resultando na prisão de 251 pessoas.