TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Seleção mantém invencibilidade e Neymar se aproxima de Pelé em gols pelo Brasil

Apesar de sofrer com rodízio de faltas dos japoneses, foi numa delas que o atleta do PSG balançou as redes e confirmou a segunda vitória do Brasil em dois jogos na Ásia

Por Victor Ferreira Santos em 06/06/2022 às 12:17:51

Tudo começou com Richarlison: centroavante do Everton deu início à jogada que gerou pênalti convertido por Neymar. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

No último dos dois amistosos da penúltima data FIFA antes da Copa do Catar, o Brasil venceu o Japão pelo placar de 1x0. Neymar, de pênalti, foi o autor do único gol do jogo. O próximo compromisso da Seleção Canarinha será diante da Argentina (em partida adiada das Eliminatórias), no dia 22 de setembro.

O jogo

Atacando desde o início, o Brasil teve o primeiro lance de gol após passe de calcanhar de Neymar para Paquetá, que acertou a trave esquerda logo a 1'. Depois disso, a equipe mostrou um pouco de dificuldade na troca de passes até o ataque, devido à marcação alta dos anfitriões.

Mais discreto, Raphinha teve uma chance interceptada por Gonda e após cobrança de falta que levou perigo à meta do goleiro japonês. Aliás, perigo não faltou para o goleiro japonês, em dois chutes de Neymar. Primeiro, de fora da área e de primeira e em seguida, mais perto da área, em outra finalização que o arqueiro espalmou.

Neymar sofria uma falta após a outra - oito, nos minutos iniciais da segunda etapa - enquanto os japoneses se alternavam na "caça" ao brasileiro. O camisa dez só tinha um jeito de resolver: com gol. Aos 30', em ótimo ataque, Richarlison tocou de calcanhar, o atacante do PSG bateu de primeira e Gonda espalmou. No rebote, Arana acertou o travessão, mas o juiz iraniano já tinha marcado pênalti no 'Pombo'.

Além de converter a penalidade, Neymar se aproximou de Pelé em gols pela Seleção. Tem 73 e está a quatro do Rei do futebol. 1x0, 13 jogos de invencibilidade de Tite e festa no final.

Já o placar das finalizações não deixa margem para dúvidas sobre a superioridade brasileira em campo: 20 a 4. Não foi uma apresentação para deixar o torcedor na bronca com Tite, mas um detalhe chama a atenção: o treinador convocou o volante Danilo, do Palmeiras, e não o colocou em ambos os jogos na Ásia; o anterior tinha sido na última quinta-feira (2), contra a Coreia do Sul, em Seul. De quebra, o atleta perdeu uma rodada do Brasileirão (o empate em 0x0 com o Atlético-MG) e pode desfalcar o time nesta quinta (9), 19h, diante do Botafogo, no Allianz Parque.

Ficha técnica

Japão 0x1 Brasil

Gol: Neymar (BRA 31/2T)

Local: Estádio Nacional de Tóquio (Japão)

Árbitro: Alireza Faghani (IRA)

Cartões amarelos: Raphinha (BRA 34/1T), Endo (JAP 41/1T), Kamada (JAP 09/2T) e Neymar (BRA 35/2T)

Auxiliares: Ashley Beechan (AUS) e Anton Shchetinin (AUS)

VAR: Kurt Ams (JAP)

Japão: Gonda; Nagatomo (Yamana), Yoshida, Itakura e Nakayama; Endo, Tanaka (Shibasaki) e Haraguchi (Kamada); Ito (Doan), Minamino (Mitoma) e Furuhashi (Maeda). Técnico: Hajime Moryasu.

Brasil: Alisson; Daniel Alves (Thiago Silva), Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; Casemiro (Fabinho), Fred (Richarlison) e Lucas Paquetá (Bruno Guimarães); Raphinha (Gabriel Jesus), Vini Jr (Gabriel Martinelli) e Neymar. Técnico: Tite.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.