TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Projeto itinerante resgata brinquedos e brincadeiras populares

"Ih, Contei! Roda Mundo" também ensina contos do folclore brasileiro para crianças

Por Portal Eu, Rio! em 17/06/2022 às 21:26:59

Fotos: Divulgação

O projeto itinerante, "Ih, Contei! Roda Mundo", promove ações de resgate de contos folclóricos brasileiros e brincadeiras populares. As ações acontecem em praças públicas, escolas e equipamentos culturais, promovendo acesso livre e gratuito a artes que fomentam o interesse na cultura popular e instigam novos brinquedistas, novos contadores de histórias e pessoas ainda mais apaixonadas pela cultura do país.

Com o objetivo de desenvolver ações especialmente para a infância, a "Ih, Contei!" nasceu em 2014, com os Contadores de Histórias Leandro Pedro e Elton Pinheiro. A produtora, especializada na criação de projetos educativos alia literatura, teatro, contação de histórias, oficinas, intervenções poéticas, festivais, meio ambiente e jogos em favor da educação afetiva.


RESGATE DA CULTURA POPULAR

A produtora atualmente circula com o projeto "Ih, Contei! Roda Mundo" com Sessões de Histórias, Oficina de Contação de Histórias e Oficina de Criação de Brinquedos. Este projeto foi premiado no edital FOCA ( Fomento à Cultura Carioca ) da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. As atividades acontecem nas escolas, bibliotecas e praças do município do Rio de Janeiro.

Nas sessões de Histórias, a proposta é criar um ambiente divertido para dar vida aos contos da cultura popular com bonecos, livros e brinquedos. As histórias narradas são fruto de um grande repertório de lendas presentes no imaginário popular que ainda fazem parte da oralidade brasileira. São usados mamulengos, marionetes e fantoches que dão vida às narrativas de Pedro Malazartes, Quibungo, Matinta Pereira, Iara, Cobra Norato e muitos outros.

Já na Oficina de Construção de Brinquedos, todos colocam a mão na massa com o auxílio de técnicas de artesãos populares, manuseando linhas, tecido, miçanga e com muita imaginação surgem bonecos. No final, os participantes usam suas produções para criar sessões de histórias e desenvolverem presentes ou até mesmo transformar em fonte de renda.

Para a Oficina de Contação de Histórias, os oficineiros passam por uma pesquisa de corpo cênico, técnicas de narração, manipulação de objetos, jogos de interação e refletem sobre a importância da arte de contar histórias para a difusão da cultura popular. O objetivo é estimular os participantes a contar e brincar com as histórias criadas a partir das lembranças dos contos que foram passados de boca em boca.


PELO BRASIL E PELOS LIVROS

A produtora já esteve presente em grandes eventos como Bienal do Livro RJ, na de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Virada Sustentável (SP) Leituras, ações do SESC Rio, e já passou por mais de 50 cidades brasileiras, além de lançar os livros Muitas vezes Rio (2016), Maria do Socorro (2019) e Contos Para Contar Histórias (2021).

TECNOLOGIA A FAVOR DA ARTE

Vivendo na contemporaneidade, onde - ao acordar - o celular provê um vasto número de informações, o próximo passo é lançar o podcast Contos Populares, que usa a tecnologia e o alto sucesso da mídia em áudio para difundir as histórias e manter vivo o folclore brasileiro de uma forma ainda mais acessível.

SERVIÇO

Projeto "Ih, Contei! Roda Mundo" realiza oficinas de contação de histórias, desenvolvimento de brinquedos e de contos folclóricos. Para mais informações acesse o site: www.ihcontei.com.br

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.