TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Aumento das doenças psicossomáticas no Brasil preocupa psicólogos e psiquiatras

Pesquisa conclui que 59% dos brasileiros têm ou já tiveram depressão

Por Portal Eu, Rio! em 21/06/2022 às 09:05:12

Foto: Divulgação

Sintomas físicos como dores de cabeça frequentes, diarréia e mal-estar podem estar associadas a doenças de somatização ou transtorno somatoforme, também conhecidas como doenças psicossomáticas. Começam com desordens emocionais ou psiquiátricas podendo afetar o organismo todo provocando enxaqueca, síndrome do intestino irritado, alergias alimentares e respiratórias e/ou de pele, gastrite e até a impotência sexual.

Em sua maioria não são diagnosticadas em exames médicos ou de imagens, se fazendo necessário a ida a um especialista, como o psicólogo ou psiquiatra, visto que a relação entre as doenças emocionais e físicas são bastante comuns.

Com a chegada da pandemia, os casos das doenças psicossomáticas vêm aumentando gradativamente. Foi o que comprovou uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que mostrou que cerca de 89% dos psiquiatras destacam o agravamento de quadros de saúde mental em seus pacientes. Segundo a Organização Pan-Americana, problemas com a saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 a 19 anos.

A psicóloga Wilsimara Souza ressalta que as doenças psicossomáticas estão relacionadas ao controle das emoções, sentimentos e ao modo de pensar. "As emoções incontroladas e os pensamentos negativos desencadeiam desequilíbrios mentais que, consequentemente, sobrecarregam as funções orgânicas e atrapalham o funcionamento do corpo. O estresse gerado por essas emoções negativas afetam a capacidade de coordenação cerebral, impedindo a liberação das substâncias importantes para o necessário ajuste do organismo", explica.


Para ela, a importância da procura por um profissional é indispensável. ‘’O apoio psicológico é o ponto de partida para minimizar os desajustes emocionais", finaliza.

Especialistas da Universidade de São Paulo (USP) argumentam que o Brasil está entre os países com maior número de pessoas que possuem ansiedade, tendo como dado o percentual de 63%. A pesquisa também conclui que 59% dos brasileiros têm ou já tiveram depressão.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.