O primeirocoworking totalmente voltado para as mulheres no Rio de Janeiro - da Fundação de Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico e Social (Fundação Mudes) - está em funcionamento desde maio na Torre do Shopping Rio Sul, em Botafogo.
Batizado como “Kolmena”, que significa colmeia na linguagem do povo Celta, o espaço é destinado exclusivamente ao público feminino e funciona como um centro de empreendedorismo feminino e empoderamento da mulher. “O objetivo é possibilitar meios para que a mulher possa empreender melhor, considerando que vivemos em uma sociedade machista, que sempre colocou obstáculos”, esclarece o idealizador do projeto, Rodrigo Coelho.
O Kolmena fica na rua Lauro Muller em Botafogo, Zona Sul da cidade. A capacidade é de atendimento entre 80 e 90 pessoas ao mesmo tempo e esse número pode ser ainda maior considerando a rotatividade.Com design moderno, o espaço conta com salas de exclusivas com vista para a Baía de Guanabara. São 12 salas privativas e 28 estações de trabalho e mais estruturas para realização de cursos, eventos, palestras e refeitório, funcionando 24 horas por dia.
O coworking feminino tem um espaço infantil, onde as mães deixam suas crianças enquanto trabalham. Tudo supervisionado por profissionais capacitados. “Estamos trabalhando com instituições ou organizações que trabalham com a temática do empreendedorismo feminino como o Sebrae Delas e Mulheres do Brasil porque acreditamos que essas conexões são pontos de partida para o sucesso do projeto e para futuras parcerias”, diz Rodrigo. O local funciona também como um centro de eventos e abriga ainda um projeto social para a qualificação de jovens oriundas da rede pública como desenvolvedoras na área de tecnologia da informação.