Dentre os muitos segmentos de franquias que vem atraindo a atenção de empreendedores está o de saúde, beleza e bem-estar. Dados da ABF - Associação Brasileira de Franchising - apontam que este segmento teve 13,4% de crescimento no faturamento no primeiro trimestre deste ano. A Doctor Feet, rede especializada em serviços de podologia, tem apostado em produtos e serviços exclusivos para tratamentos dos pés e mãos para manter-se competitiva.
“Quase 100% dos nossos franqueados eram clientes fiéis da marca. Queremos atrair empreendedores que já têm outras lojas, inclusive que sejam de multimarcas, para dar velocidade na expansão. Esta é uma mudança na estratégia do nosso plano”, afirma Jonas Bechelli, presidente da Doctor Feet.
Atualmente com 76 lojas em 12 estados, a empresa está buscando oportunidades fora dos shoppings, onde estão concentradas 90% das unidades, como pontos em hipermercados e lojas de rua. Segundo Bechelli, “o aluguel em shopping está se tornando cada vez mais inviável, principalmente para os pequenos empresários”.
O Rio de Janeiro, com duas lojas, está entre os estados-alvo da Doctor Feet para prospectar novos investidores. A meta é abrir mais 30 unidades no país até 2023, sendo 10 lojas esse ano. O executivo ressalta que a franqueadora tem testado alguns formatos mais compactos, com duas cabines de atendimento, voltadas principalmente para a prestação de serviços em outros espaços como hipermercados.
Dentre os diferenciais do modelo de negócios da marca, estão os processos bem definidos e investimento contínuo em novos serviços, produtos de marca própria e soluções que atendam tanto os franqueados como os clientes.
A franquia revitalizou suas lojas com layouts mais modernos e com um mix de produtos que também passou a ter uma identidade visual diferenciada por categoria. Assim, a empresa tem conseguido aumentar o faturamento da rede. A meta para este ano é crescer de 15% para 30% com venda de produtos de marca própria, segundo o executivo.