O respeito às diferenças já deveria estar presente em toda a sociedade, mas ainda não é uma realidade em muitas empresas brasileiras, porque elas devem ter consciência de sua responsabilidade social perante a sociedade na qual estão inseridas e da qual dependem para sua existência. Algumas empresas insistem em ignorar a questão da diversidade da força de trabalho, ou praticam o “tokenismo” que é ação de admitirem alguns colaboradores de grupos sociais minoritários somente para tentarem mostrar que têm preocupação com a diversidade, ou para cumprirem o determinado por lei.
A palavra diversidade, de acordo com os dicionários, significa diferença e pluralidade, reunião de tudo o que se diferencia entre si, e está relacionada ao fato de que em um grupo de pessoas existirem características que as diferenciam. Para o professor universitário e consultor empresarial, Manuel Barreiros, em um mundo globalizado em que as distâncias foram minimizadas, a diversidade é uma realidade cada vez mais presente, sendo um tema atualmente muito discutido.
"No Brasil, com uma sociedade heterogênea formada por diversas raças, etnias, crenças e religiões, e com muitas desigualdades sociais, o tema da diversidade assume grande relevância. É importante pensar e aceitar os aspectos que nos tornam únicos e nos diferenciam nas características físicas e culturais, além de particularidades como idade e gênero", destaca o professor.
Manuel Barreiros explica que a discussão da diversidade chegou também ao mundo corporativo, pela responsabilidade social que cabe às empresas, e consequentemente a importância de se criarem ambientes de trabalho incluindo pessoas de diferentes culturas. "Não existe mais espaço para empresas que não considerem a diversidade como um fator de responsabilidade social nem como um diferencial competitivo em termos de mercado", avalia.
Para além da questão da responsabilidade social, o empreendedor e o empresário devem considerar que a diversidade em sua empresa é essencial para estímulo à criatividade e inovação e consequente sucesso da organização. "Diversidade nas empresas refere-se a equipes nas quais participem pessoas de diferentes idades, gêneros, etnias e deficiências. É criar um ambiente de trabalho que seja um reflexo de uma sociedade plural", ensina o professor Barreiros.
Dos variados tipos de diversidade nas empresas, alguns são especialmente relevantes como ações de responsabilidade social e para os objetivos estratégicos da organização. "A idade é uma das questões mais relevantes da diversidade, porque admitir colaboradores de diversas gerações, leva para dentro da empresa experiências de vida profissional e pessoal, proporcionando troca de conhecimentos numa convivência rica, que tende a aumentar a produtividade", observa Barreiros.
A inclusão de pessoas de raças, etnias e gêneros diferentes, além da questão de justiça social, representa a heterogeneidade da sociedade, coloca na empresa diversas culturas que tendem com suas diferentes visões do mundo a aumentar a criatividade e inovação. De acordo com Barreiros, outro tipo de diversidade é a empresa considerar a importância da admissão em seus quadros de colaboradores pessoas com deficiência, o que deve ser feito não pelo fato do empreendedor se sentir obrigado pela lei, mas pela consciência social, além do fato que uma pessoa com deficiência pode ser tão produtiva como outra qualquer", frisa.
Segundo Barreiros, a diversidade começa pela postura do empreendedor na sua consciência social, que sem preconceitos e estereótipos entenda que idade, sexo, raça, deficiência e outras características não são critérios excludentes, e que ao dar oportunidade para todos os tipos de pessoas somente considerando suas competências técnicas e habilidades comportamentais, permite à empresa ter experiências únicas, porque cada ser humano com sua diversidade tem algo positivo a ser acrescentado na empresa.
Barreiros conta que investir na diversidade em que todos tenham em condições de igualdade de acesso às oportunidades, é uma contribuição que o empreendedor deve dar para uma sociedade socialmente mais justa, além dos benefícios que proporciona para o sucesso de sua empresa, inclusive para a imagem da empresa perante os consumidores e a sociedade em geral.