O Vasco foi sufocado, mas venceu o Criciúma fora de casa por 1 x 0, neste sábado, no Estádio Heriberto Hülse, pela décima sétima rodada da série B do Brasileirão de 2022. Além do gol de Raniel, de pênalti, o destaque foi a atuação do zagueiro Anderson Conceição após voltar de uma partida suspenso. Com o resultado, o cruzmaltino fica a quatro pontos do líder Cruzeiro, que tem atualmente 38 pontos. Já o Tigre desce da quinta para a sétima colocação, com 23 pontos.
No final do confronto, os quase 2 mil vascaínos presentes no estádio comemoraram com o elenco ao som do hino do clube e "É o melhor goleiro do Brasil" para Thiago Rodrigues. A expectativa é desse ambiente ser levado também para a próxima rodada, em que o Gigante da Colina enfrenta o Sampaio Corrêa no próximo sábado. O Vasco, porém, não terá Figueiredo, Andrey Santos e Thiago Rodrigues, os três por suspensão.
O jogo
A partida do cruzmaltino se resolveu logo no começo, mas teve um ar de suspense no final. Logo aos 7, Andrey Santos tentou jogada e Kadu colocou a mão na bola. Na cobrança, Raniel para um lado, goleiro Gustavo para o outro, e 1x0 no placar. Depois disso, o Criciúma passou a pressionar, mas não foi efetivo nas conclusões. A defesa do Vasco também fez o dever de casa e terminou com 14 chutes travados para cima do Tigre.
Raniel ainda teve a chance de ampliar após belo passe de Riquelme, porém se desequilibrou e bateu em cima de Gustavo. No final da primeira etapa, o ex-jogador do Vasco, Marquinhos Gabriel, foi xingado na saída de campo pela torcida cruzmaltina.
A segunda etapa teve atraso por conta das luzes do estádio apagadas, mas ao ser reiniciada mostrou um brilho de um atleta da defesa: o zagueiro Anderson Conceição tomou conta das chances adversárias, cortou 18 bolas e se jogou num chute de Marquinhos Gabriel na meia lua da área. Ainda deu tempo de Andrey Santos acertar a trave num chute rasteiro e de Thiago Rodrigues espalmar cabeceio de Caio Dantas nos últimos minutos.
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 0 X 1 VASCO
Local: Estádio Heriberto Hülse (SC)
Gols: Raniel (VAS 08/1T)
Cartões amarelos: Marcelo Hermes (CRI 47/1T), Figueiredo (VAS 48/1T), Thiago Rodrigues (VAS 20/1T) e Andrey Santos (VAS 39/2T)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Leirson Peng Martins (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Vasco: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Anderson Conceição, Quintero e Riquelme (Luiz Henrique 26/2T) ; Yuri Lara, Andrey Santos (Zé Gabriel 41/2T) e Palacios (Matheus Barbosa 17/2T); Figueiredo (Zé Santos 17/2T), Erick e Raniel (Getúlio 17/2T).
Criciúma: Gustavo; Cristovam (Claudinho/intervalo), Rodrigo Fagundes, Kadu e Marcelo Hermes (Helder 40/2T); Léo Costa (Rômulo/intervalo), Fellipe Mateus (Renan Bressan 31/2T) e Arilson; Marquinhos Gabriel, Lucas Xavier (Lohan 31/2T) e Caio Dantas.