O Vasco perdeu para o lanterna Vila Nova fora de casa em jogo válido da vigésima rodada da série B do Brasileirão 2022. Rafael Donato foi o autor do único gol da partida no Estádio Serra Dourada, em Goiânia/GO. Com o resultado, o cruzmaltino cai para a terceira colocação, com 35 pontos, enquanto o Vila continua em último, mas agora com 17 pontos.
O torcedor que acompanhou o jogo viu novamente os mesmos problemas que assombram o técnico Maurício Souza e a passagem dele pelo clube até aqui. A defesa, principal pilar por praticamente o primeiro turno todo, não tem mais a mesma segurança. Para o confronto contra o CRB, na quinta-feira, uma melhora urgente precisa acontecer.
O jogo
Vasco e Vila Nova não protagonizaram uma boa partida e tiveram poucas chances de gol. O time goiano, lanterna, se fechou e atacou principalmente por contra ataques e erros defensivos. O Gigante da Colina, como sempre, pecou na hora de criar chances. A mais perigosa do primeiro tempo foi num chute de primeira de Nenê, dentro da área, que Tony espalmou. Ainda deu tempo do zagueiro Donato cabecear e obrigar Thiago Rodrigues a fazer uma boa defesa.
Foi exatamente nessas condições que o Vila Nova chegou ao gol que garantiu o resultado: em cruzamento de Arthur Rezende, após escanteio, Donato testou cara a cara com Thiago Rodrigues e abriu o placar. A partir disso, o cruzmaltino se desarrumou mais e, apenas com Juninho, levou outro perigo à meta de Tony. O volante que entrou no segundo tempo arriscou de fora e obrigou o goleiro a fazer uma baita defesa. Ao final, comemoração da torcida que viu o time vencer após 14 jogos, e resultado - mais um - amargo para a equipe carioca.
Ficha Técnica
Vila Nova x Vasco
Gols: Rafael Donato (VNO 08/2T)
Cartões amarelos: Zé Gabriel (VAS 38/1T), Tony (VNO 23/2T) e Marcos Vinicius (VNO 26/2T)
Horário: 16h30
Local: Estádio Serra Dourada (GO)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: José Reinaldo Nascimento Júnior (DF) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (DF)
Vasco: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias (Léo Matos 27/2T), Quintero, Danilo Boza e Edimar; Zé Gabriel (Juninho 27/2T), Andrey Santos e Nenê (Eguinaldo 38/2T); Figueiredo (Palacios 10/2T), Gabriel Pec (Erick 09/2T) e Raniel.
Vila Nova: Tony; Alex Silva, Rafael Donato, Renato Silveira e Willian Formiga; Ralf, Marcos Vinicius (Sousa 27/2T) e Arthur Rezende (Matheuzinho 19/2T); Matheus Souza (Kaio Nunes 19/2T), Pablo Dyego e Neto Pessoa (Daniel Amorim 20/2T).