TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Polícia italiana prende novo chefe da máfia siciliana

Por Kaio Serra em 04/12/2018 às 11:37:55

Reprodução RAI TV

Settimo Mineo, presumível chefe das famílias mafiosas na capital siciliana, Palermo, foi preso pela polícia italiana como parte de uma megaoperação policial.

As autoridades estão dizem que as prisões causaram um desmantelamento dos escalões superiores da Cosa Nostra, que se acredita ter sido reconstruída após a morte do "chefe dos patrões" Salvatore "Toto" Riina.

Riina - que foi apelidado de "The Beast" - morreu na prisão há um ano aos 87 anos. Ele liderou a família criminosa Corleone e tornou-se famoso por uma matança durante os anos 80 e 90, que visava promotores, juízes e outros agentes da lei. Preso desde 1993, acredita-se que ele tenha executado suas atividades criminosas na prisão.

Mineo foi nomeado o novo "chefe dos patrões" em maio, durante um raro encontro de famílias mafiosas, segundo a mídia italiana, que o chama de "mafioso que nunca usou celulares”.

Acredita-se que ele tenha sobrevivido a uma tentativa de assassinato em 1982, mas dois de seus irmãos foram vítimas de assassinatos cometidos pela máfia.

Para o Vice-primeiro-ministro do país, Luigi di Maio, “as prisões representam um dos maiores golpes infligidos à máfia pelo Estado Italiano.

Ele acrescentou: "Mineo foi eleito 'herdeiro' de Toto Riina após sua morte. Não há mais espaço para este tipo de escória na Itália".

E chamando a operação de "extraordinária", o primeiro-ministro Matteo Salvini twittou que a operação policial "desmantelou a nova 'cúpula' da Cosa Nostra".

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.