O Dia do Motociclista é comemorado em todo o país hoje (27/07). Mas depois da pandemia, que impediu a realização de eventos, as comemorações vão se estender por um mês, até o final de agosto no Rio e estados vizinhos. Segundo dados atualizados do Detran, o Estado do Rio tem hoje 1,1 milhão de motos regularizadas no órgão, sendo que 380 mil na capital e 57 mil em São Gonçalo, o segundo município do estado em número de habitantes.
A série de eventos começa neste fim de semana na Costa Verde Fluminense, que promove o Angra Moto Fest na Praia do Anil, com show do Barão Vermelho na sexta-feira e Faixa Etária no sábado, entre outras bandas e atrações para os motociclistas e moradores da cidade. No primeiro fim de semana de agosto, tem a volta do tradicional Penedo Riders, no distrito de Penedo, em Itatiaia. Todos os hotéis da cidade já estão com taxa de ocupação de 100% para os três dias do evento.
Nos dias 12, 13 e 14, os motociclistas vão para Aiuruoca, no Sul de Minas, e para Cabo Frio, na Costa do Sol fluminense. Na cidade mineira, terra natal da atriz Isis Valverde, o 1º Aiuruoca Motor Rock, com novo formato, vai abrir os festejos do aniversário da cidade, que tem 316 anos de fundação e 188 de emancipação. O município se orgulha das suas 80 cachoeiras e do Pico do Papagaio, um dos principais atrativos turísticos do Sul de Minas.
Em Cabo Frio, acontece o Diveneta Moto Fest, que atrai motociclistas de todo o Brasil. O evento é organizado por Ezequiel Ribeiro, de 66 anos e piloto de motos desde os 18 anos de idade. Carismático, Ezequiel, mais conhecido como Diveneta, viaja de moto todos os fins de semana. Conhece o Brasil de ponta a ponta, o Chile, Uruguai e Argentina. Com o veterano Augusto Lins e Silva, de 80 anos, percorreu a Nova Zelândia de moto.
- No carro você fica confinado. Na moto, com vento no rosto, você aprecia a beleza da paisagem e faz milhares de amigos, não importando a cilindrada da moto do companheiro de estrada – disse Ezequiel.
Conceição de Macabu, no Norte Fluminense, promove de 19 a 21 de agosto o Macabu Moto Sport, um evento tradicional no calendário motociclístico nacional. No último fim de semana, encerrando as comemorações dos motociclistas, o Rio terá o Búzios Biker Fest e o 4º Cordeiro Moto Fest, conhecido por atrair os motociclistas estradeiros.
- Nosso evento é feito por motociclistas para os motociclistas. O sucesso já está garantido porque estão lotadas todas as pousadas de Cordeiro e das cidades próximas – comentou Guilherme Freire, presidente do Moto Clube de Cordeiro.
Presente em todos os eventos, exceto no de Búzios, a banda de rock Faixa Etária promete grandes shows, como novo repertório:
- Os motociclistas estavam ansiosos por eventos após um longo período afastados das estradas e dos amigos. Eles formam uma grande irmandade que curte demais o melhor do rock – concluiu a vocalista Zell Palmar.