Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Substituto em aberto

Claudio Castro exonera presidente da Ceperj, em meio a denúncias de corrupção

Gabriel Lopes foi afastado a pedido, depois de Justiça determinar suspensão de contratações e pagamentos na boca do caixa


Exonerado da Fundação Ceperj, Gabriel Lopes segue na mira do Ministério Público por pagamentos sem transparência a assessores de deputados e vereadores. Foto: Divulgação Ceperj

Em meio às denúncias de corrupção e uso com motivação política da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj), o governador Cláudio Castro exonerou o presidente da instituição. Na edição extra do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (4), consta que a exoneração de Gabriel Lopes foi a pedido. Não foi divulgado o nome do substituto.

Castro usou as redes sociais para anunciar a decisão, que ocorreu após a repercussão da ação movida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), na qual se questiona a falta de transparência a partir da criação de uma "folha de pagamento secreta" envolvendo mais de 18 mil cargos para contratações de trabalhadores temporários.

Além de anunciar a exoneração do presidente da Ceperj, Cláudio Castro também afirmou que o governo propôs ao MPRJ a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Segundo ele, o objetivo é "corrigir rumos e não prejudicar importantes programas sociais".

Esta foi a primeira vez que Cláudio Castro se pronunciou sobre a situação. Ele disse que já havia sido instaurada uma comissão coordenada pela Secretaria de Estado da Casa Civil para apurar os questionamentos.

O governador disse, ainda, que os pagamentos foram suspensos e que os dados dos contratados foram cruzados para apurar outros vínculos.

Na quarta-feira, a Justiça fluminense já havia determinado, em caráter liminar, a suspensão dos pagamentos na "boca do caixa", como vinham ocorrendo.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre o afastamento do presidente da Fundação Ceperj, Gabriel Lopes, investigado por pagamentos ilegais e duplicados a trabalhadores temporários e assessores de deputados e vereadores.




Agência Brasil e Radioagência Nacional

Ceperj corrupção Folha de pagamento secreta Rio de Janeiro Claudio Castro TAC Termo de Ajustamento de Conduta na boca do caixa suspensão de pagamentos contratações de trabalhadores temporários

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!