O que Parecia mais um corriqueiro vôo da Turkish Air lines se tornou uma homenagem a um ex professor de pilotos de bandeira Turca. Selahatinn Onan pilotou aviões por vinte anos e por 10 anos foi instrutor de pilotos ensinando novas turmas a levarem em segurança milhares de pessoas. O capitão da Aeronave fala aos passageiros, anuncia a presença do Sr. Onan que emocionado se derrama em lágrimas. Minutos antes vídeos são exibidos por ex alunos que passaram pela sua tutela como docente. O vídeo viralizou nas redes sociais.
Para os turcos, o dia do professor é lembrado em 24 de novembro. O piloto na ocasião ressaltou a importância da presença do seu ex mestre, a beleza de chama-lo como alguém que é como um verdadeiro Pai, reverenciando seu velho mestre.
Uma despedida emocionante mexeu com Brasileiros movimentando a web com mais de 1 milhão de visualizações numa publicação em março de 2017. O professor graduado em biologia, Luiz Antônio Jarcovis, no seu último dia como professor na Escola Estadual Almirante Custódio José de Mello em Vila Granada, Zona Leste de São Paulo, teve uma linda surpresa. Corredor lotado para aplaudir o professor com 31 anos de magistério, e 64 de idade. Lecionava há onze anos ciências nesta instituição.
O caminho para Luiz Antônio foi difícil, os percalços da estrada não o impediram de se tornar professor. Cedo precisou ajudar os pais na Lavoura, precisava andar 5 quilômetros para chegar a escola, no entanto ele nunca desistiu. Seu espelho foi exatamente um outro professor do terceiro e quarto do fundamental que custeou seu material didático e o incentivou a continuar na trilha de seu sonho.
Professores nos orientam em nossos primeiros passos acadêmicos, ajudam a nortear nossa direção na vida, nos ensinam a entender o mundo. São como faróis neste mar do conhecimento, sem sua navegação experiente dificilmente chegaríamos ao Porto Seguro.
A professora Especialista da Rede Pública no município de Magé, Jandira Martins, reforça nossa memória em dizer que muitas pessoas homenageiam seus professores a ponto de não perder a oportunidade de reverenciar os feitos deles e suas trajetórias. Outro ponto importantíssimo levantado por Jandira é que além dos professores esses ensinamentos ocorrem através de cada profissional da escola: porteiros, merendeiras, na medida que interferem diretamente na vida dos alunos se tornam agentes do ensino.
"Para um professor, ter o seu trabalho reconhecido da forma que foi feito no vídeo, em público, de surpresa, com tanta emoção é, sem dúvida, a coroação de uma vida de dedicação. Muitas palmas para quem fez a homenagem" declara Jandira.
As situações acima nos revelam que existe muito mais que conteúdos escolares nas instituições de ensino. A troca que é realizada no binômio professores/alunos se adere a estrada da vida perpetuando a outras gerações.
Os nossos educadores seguem diariamente dando aulas que ultrapassam os limites das instituições em que lecionam, na terra ou nos ares. Suas lições ficam em nós por toda a escola da vida, do eterno aprendizado de nossa história.
Abaixo os links dos vídeos das homenagens: