Pesquisa inédita G10 Favelas/Favela Diz mostra Lula com 38% das intenções de voto para presidente no primeiro turno, contra 31% de Bolsonaro. No segundo turno, Lula 43,7% X 30,7% Bolsonaro. As entrevistas foram feitas apenas com moradores de favelas, em 64 cidades.
O levantamento mostra Bolsonaro mais rejeitado (45,24% não votam nele de jeito nenhum, contra 32,09% em Lula), Para 48,65%, Lula fez o melhor governo da história. Bolsonaro ficou em segundo, com 21,15%.
Outro levantamento, desta vez geral, da FSB/BTG, divulgado ontem, mostra Lula 41% X 34% Bolsonaro no placar da intenção de voto para presidente (primeiro turno). No segundo turno, Lula 51% X 39% Bolsonaro.
As campanhas
Na terça que vem (16) fica oficialmente autorizada a campanha dos candidatos. Lula e Alckmin planejam um dia nacional de mobilização, com atos em várias cidades; os dois participam do programado para São Paulo. Depois vão na quinta a comício em Belo Horizonte e voltam no sábado para um comício novamente em São Paulo.
Já Bolsonaro almoçou com banqueiros na Febraban ontem (08). Fez ataques a Lula, ao STF e à esquerda latino-americana e disse que não vai assinar "cartinha pela democracia".
No STF é esperada derrota do presidente em recursos que começam a ser julgados esta semana pelos ministros em plenário virtual. São relativos a dois inquéritos: um sobre o vazamento, pelo presidente, de uma investigação sigilosa da Polícia Federal, sobre urnas eletrônicas; e outro sobre a associação que Bolsonaro fez da vacina contra covid-19 com a infecção pelo vírus da Aids.
"Quem recebo na minha casa, eu não devo satisfação a ninguém", disse o presidente sobre decretação de sigilo por cem anos em informações do governo.