O Espaço Cultural Canto da Carambola recebe a partir deste sábado (8), às 18 horas, exposição de fotos e o lançamento do livro "Arqueologia do Caminho"; do artista visual e pintor Leandro Machado. O projeto tem a curadoria de Antônio Augusto Bueno e a produção da empresa Stephanou Cultural. A exposição vai rodar algumas galerias do país e a mostra vai acontecer também em Montevidéu, na França e em Porto Alegre.
O livro revela imagens diferentes de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul surgiu das andanças do artista em lugares periféricos da capital gaúcha. A obra será distribuída ao público com uma sessão de fotos e quem for ao evento também poderá participar de um bate-papo sobre o processo de criação. Em conversa com o "Portal Eu, Rio!" Leandro Machado contou o porquê escolheu a cidade do Rio para lançar um livro sobre a cidade mais importante do Rio Grande do Sul.
"Tantas podem ser as respostas sobre o motivo de eu ter escolhido o Rio para lançar o livro, mas escolherei uma, sucinta, teimosa, ardente: Porto Alegre é um contexto, mais ao Sul. Quero falar e ouvir de outras pessoas sobre as suas experiências de cidade", afirmou Machado que acrescentou que quem nunca visitou Porto Alegre pode "ser apresentado a uma outra realidade" quando tiver acesso à obra.
O artista também alega que não existem tantas diferenças entre a Cidade Maravilhosa e a capital gaúcha, pois em ambas encontra "pessoas interessantes, potentes e musicais", mesmo com cada local tendo sua especificidade. Mas ao ser questionado se prefere o Rio ou Porto Alegre, ele diplomaticamente alega preferir "a minha casa, pois é onde eu estou".
A exposição fica aberta ao público até o dia 12 de janeiro. O Espaço Cultural Canto da Carambola fica na Rua do Oriente, 123, em Santa Teresa, no Centro do Rio. A entrada é franca e a classificação é livre, mas a visitação precisa ser agendada nos seguintes telefones: 2210-0289 ou 99462-4292.