O Vasco venceu o Tombense em casa pelo placar de 3x1, neste sábado, em São Januário. Andrey Santos (2x) e Marlon Gomes marcaram para o cruzmaltino, enquanto Matheus Frizzo descontou para os visitantes, que agora se distanciaram ainda mais do Vasco na pontuação da tabela: estavam seis pontos atrás, agora estão nove. Com o resultado, o Gigante da Colina permanece em quarto, porém um ponto atrás do vice-líder, Bahia, e também do terceiro colocado Grêmio, que tem um confronto a menos. O alvirrubro, por sua vez, cai de sexto para sétimo colocado.
Se a ideia era esquecer a trágica derrota fora de casa contra a Ponte Preta, esse objetivo foi concluído com sucesso. Os quase 21 mil torcedores viram um time aguerrido como no jogo em que também fez três gols, contra o Ituano em 3x0, inclusive em uma das - junto com a de hoje - melhores partidas do clube na temporada. Foi uma manhã para ver possivelmente o início de futuros astros do futebol e talvez uma despedida no comando técnico; o interino Emílio Faro deve novamente deixar a vaga de treinador e voltar como auxiliar. Renato Gaúcho está cogitado para ser o novo treinador.
O jogo
O Vasco mostrou desde o começo que queria sair de campo com os três pontos, ou "seis" devido a ser uma partida contra um adversário direto. Tanto que, logo aos 3 minutos do primeiro tempo, Edimar lançou para Marlon Gomes, que de joelho tocou de primeira para Nenê, também de primeira, dar um passe rasteiro para a área. Bom para Andrey Santos, que também de primeira escorou com tranquilidade para as redes.
Pouco tempo depois, o cruzmaltino recuou um pouco e viu o Tombense levar perigo em três tentativas: primeiro, no chute de longe de Everton que Thiago Rodrigues espalmou. Em seguida, em quase um gol contra do defensor vascaíno que Thiago Rodrigues se esticou no contrapé para espalmar. Por último, no erro da defesa, em que Ciel escorou dentro da área, Mas Everton tirou muito do goleiro.
Só que, para a infelicidade do alvirrubro, a manhã era dos garotos. Marlon Gomes puxou contra ataque, achou Nenê dentro da área, que de carrinho só parou na defesa de Felipe Garcia. Minutos depois, o garoto Marlon deu um chapéu em Rodrigo, driblou duas vezes o zagueiro Ednei e, numa chapada rasteira no cantinho direito, fez um golaço. Tomou amarelo por tirar a camisa, euforia pelo primeiro gol como profissional.
A segunda etapa não foi de amplo domínio do Gigante da Colina, assim como no primeiro, mas reservou emoções. Mesmo com o Tombense em cima, as melhores chances foram do Vasco. Figueiredo, sedento para marcar o dele, parou na trave. Quem reservou o terceiro mesmo foi Andrey, novamente, numa interceptação de bola iniciada com mais um jovem, o atacante Eguinaldo. Ele tocou para Palacios, que de primeira e de forma lenta passou para Andrey Santos marcar o terceiro da partida.
Ainda deu tempo do Tombense ameaçar uma reação pelo gol marcado por Frizzo, mas parou por aí, com direito ainda a Keké expulso no último lance.
FICHA TÉCNICA
VASCO 3 X 1 TOMBENSE
Local: São Januário
Gols: Andrey Santos (VAS 03/1T e 28/2T), Marlon Gomes ( VAS 39/1T) e Matheus Frizzo ( TOM 40/2T)
Cartões amarelos: Roger Carvalho (TOM 17/1T), Marlon Gomes (VAS 40/1T), Thiago Rodrigues (VAS 07/2T), Zé Ricardo (TOM 14/2T), Quintero (VAS 24/2T), Keké (TOM 24/2T) e Rodrigo (TOM 45/2T)
Cartão Vermelho: Keké (50/2T)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Vasco: Thiago Rodrigues; Matheus Ribeiro, Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara, Andrey Santos e Nenê (Palacios 20/2T); Marlon Gomes (Figueiredo 06/2T), Alex Teixeira (Bruno Tubarão 20/2T) e Raniel (Eguinaldo 20/2T).
Tombense: Felipe Garcia; Diego Ferreira, Ednei, Roger Carvalho e Manoel Neto (David/intervalo); Rodrigo, Zé Ricardo (Nenê Bonilha 29/2T) e Jean Lucas (Matheus Frizzo 38/2T); Everton, Bruno Mota (Keké/intervalo) e Ciel (Renatinho 29/2T).