Inscrições para blocos de rua do Carnaval 2023 vão até dia 30
Riotur promete resultados da primeira etapa 20 de setembro, e cinco dias para revisão em caso de recusa
Responsável pelo encerramento oficial do Carnaval no Rio, Monobloco leva milhares de pessoas ao Centro da cidade. Foto: Agência Brasil
A Riotur, Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, deu início às inscrições para os desfiles dos blocos de rua no Carnaval de 2023. Essa é a primeira etapa para autorização e os resultados das análises estarão disponíveis no dia 20 de setembro. Os blocos que tiverem a solicitação recusada por algum problema, terão o prazo de cinco dias para solicitar revisão.
A portaria que regulamenta todas as etapas do processo está disponível no site da Riotur, na aba “Editais e avisos”. Todo o processo de cadastro para regularizar os desfiles, inclusive o envio de documentos e emissão de autorizações, será realizado na mesma plataforma, o Sisbloco, onde os representantes poderão acompanhar a evolução do pedido.
A portaria inclui também as normas técnicas sobre uso de veículos, delimitação de espaço dos blocos, direitos autorais e exposição de marcas de patrocinadores dos blocos.
As inscrições vão só até o próximo dia 30.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre as inscrições para os blocos de rua no Carnaval 2023 da Cidade Maravilhosa, abertas no site do Riotur até o próximo dia 30.
Tradicionalmente, o Carnaval de rua carioca é um dos mais famosos do país. Para se ter uma ideia do tamanho da festa, em 2020, último carnaval antes da pandemia de Covid, quase 500 blocos levaram às ruas mais de sete milhões de foliões, segundo balanço divulgado pela Prefeitura. Entre esses blocos, gigantes como o Fervo da Lud, Bloco da Anitta e o Bangalafumenga bateram recordes de público.
Em 2022, ano que marcou o retorno das festa pós-pandemia, 506 blocos desfilaram por toda a cidade, entre eles, o Bloco da Preta, MonoBloco e o Cordão do Bola Preta, o mais antigo do Rio, que há 103 anos desfila pelas ruas do centro, arrastando mais de 2 milhões de pessoas no sábado de carnaval.