“Fale mais sobre você". Eis um pedido que a maioria dos candidatos a vagas de empregos escuta durante uma das etapas mais importantes do processo seletivo: as entrevistas. No plural, porque, dependendo da posição a que concorre, o profissional pode ser entrevistado mais de uma vez: pelo setor de recursos humanos, pelo gestor direto da área ou até mesmo pelo chefe do seu futuro chefe. Para ter um bom desempenho, no entanto, o candidato precisa se preparar de forma diferente, destacando aspectos específicos em cada uma das conversas.
“Na maioria das vezes, a primeira entrevista acontece com um especialista em RH, que tem a missão de checar a ‘aderência’ do profissional com o cargo e também com a cultura da empresa. Durante a conversa, ele pode fazer perguntas mais genéricas, sobre o perfil do candidato, suas experiências anteriores e também sobre a pretensão salarial. É um bate papo que visa compreender o comportamento e as expectativas para a vaga”, explica Karine Camuci, fundadora da Você Empregado, consultoria especializada em recolocação profissional. Segundo a especialista, destacar experiências que demonstrem as qualidades buscadas para a posição e aspectos da própria personalidade são bem-vindos.
Passada a primeira etapa, a entrevista seguinte, com o gestor direto da área, terá outro intuito: avaliar o perfil técnico do candidato e se ele está apto para enfrentar os desafios específicos da posição em questão. “Para chegar bem preparado para essa conversa, é imprescindível que o profissional demonstre conhecimento técnico sobre a área, dando uma série de exemplos. Aqui, é válido destacar cases de sucesso e explicar o papel que desempenhou em cada um deles. É a hora de enfatizar como almeja entregar os resultados no novo desafio”, esclarece Camuci.
De acordo com a fundadora da Você Empregado, o candidato ainda pode ser convidado para mais uma entrevista, com a direção da empresa. “Uma pequena parte da conversa será para entender o perfil comportamental, mas com o intuito de identificar se o profissional se adequa aos valores da companhia. Perguntas sobre o mercado, acerca da conjuntura político-econômica e também sobre possíveis cenários futuros para o setor da companhia podem ocorrer”, explica Karine. “O mais importante, contudo, é ser flexível, abordar temas diversos e estar 100% preparado para responder a qualquer questionamento: seja do RH, da gestão da área ou até mesmo da direção da empresa ”, conclui a especialista.