TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Women In Tech terá primeira premiação exclusiva para mulheres da América Latina

Oito categorias do evento trazem visibilidade a projetos de mulheres que impactam e transformam a trajetória de outras mulheres na tecnologia

Por Portal Eu, Rio! em 29/08/2022 às 17:22:47

Foto: Divulgação

A primeira edição do Women In Tech Latam Awards será realizada a partir da próxima quinta-feira (01/09), no Rio de Janeiro. O evento faz parte do Global Women in Tech, movimento de impacto social sem fins lucrativos em prol de mais mulheres na tecnologia. O WIT da América Latina tem o objetivo de reconhecer e premiar mulheres em oito categorias e dar mais visibilidade aos programas e lideranças femininas do Brasil e outros países da América Latina.

Ano passado foi realizado o 1º Women in Tech Brazil Awards que premiou em 7 categorias líderes brasileiras que se tornaram elegíveis a concorrer a final do prêmio global e pela primeira vez uma brasileira conquistou esse troféu: Nina Silva, CEO do Movimento Black Money, foi vencedora da categoria WIT Global de Mulher Mais Disruptiva em Tecnologia. O sucesso da edição brasileira inspirou a expansão e o reconhecimento de outras mulheres.

Este ano, o anúncio das cinco finalistas de cada categoria será realizado no site oficial do Global Women in Tech. As vencedoras serão escolhidas e depois anunciadas num evento presencial no Armazém do Píer Mauá, no Rio de Janeiro, dia 1° de setembro, no palco principal do Blockchain Rio Festival. Elas irão disputar a final do Global Women in Tech, dia 13 de outubro, em Dubai.

O Women In Tech Latam Awards faz parte da programação da 5ª edição do Hacking.Rio 2022, maior maratona de programação da América Latina. O hackathon ocorre no metaverso e presencialmente no HR Experience, dentro do Blockchain Rio Festival, com palestras, painéis, dicas de especialistas e cursos entre os dias 01 e 04 de setembro. Quem desejar participar e assistir ao vivo a premiação Women In Tech Latam, em 1º de setembro, deve se inscrever no site do Hacking.Rio e adquirir gratuitamente o ticket. (www.hackingrio.com)

Para a cerimônia de premiação já confirmaram a vinda ao Brasil: Ayumi Moore Aoki, fundadora e CEO da Global Women in Tech; Isabel Velarde, embaixadora da WIT Latam; Nina Silva, CEO do movimento Black Money e vencedora global WIT Disruptive Innovation; Christyl Johnson, diretora da NASA para Investimentos em Tecnologia e Pesquisa, Paulo Alvim, atual Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, e a Princesa da família real dos Emirados Árabes, Her Highness Sheikha Mozah Bint Marwan Al Maktoum, Tenente da Força Aérea e 1ª mulher a pilotar avião da “Dubai Police Airwing”.

A fundadora e CEO do Hacking.Rio, Embaixadora oficial no Brasil do Global Women in Tech, Lindalia Junqueira, afirma que a abertura de fronteiras é interessante para conhecer e dar visibilidade a tantas outras mulheres que impactam e ativam projetos em prol de diversidade de gênero na tecnologia. Ainda segundo Lindalia, o Women In Tech tem o intuito de incentivar a participação das mulheres no mercado. “Nos últimos cinco anos, a participação feminina nas áreas de tecnologia no Brasil cresceu 60%, ainda assim, elas representam apenas 20% dos profissionais de tecnologia do país. Parece um contrassenso, já que o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina foi feito pela matemática e escritora inglesa Ada Lovelace, em 1843, no século 19. Mesmo com avanços, ainda há um longo caminho a trilhar para mais mulheres ocuparem o espaço de destaque e protagonismo que merecem”.

Sobre o Global Women in Tech®

O Global Women in Tech, movimento de impacto social sem fins lucrativos em prol de mais mulheres na tecnologia, principalmente em STEM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português), já está presente em 6 continentes, mais de 100 países, cerca de 200 mil participantes, com o propósito de capacitar até 2030 mais de 5 milhões de meninas e mulheres, em 4 pilares: educação, empreendedorismo, inclusão social e advocacia.

8 Categorias ao Prêmio “Women in Tech Latam Awards”:

1. Prêmio Mulher de Liderança Global em Tecnologia - Este prêmio reconhece e celebra a liderança Latam que tem um impacto significativo e positivo sobre um grupo de pessoas ou uma organização e seus objetivos no exterior.

2. Prêmio Mulher Mais Disruptiva em Tecnologia - Reconhecimento a mulher latino americana, que fez o movimento mais inovador e ousado para mudar o status quo.

3. Prêmio Aliado(a) das Mulheres na Tecnologia - Prêmio a uma pessoa ou a uma organização, cujas iniciativas tenham ajudado com sucesso a alcançar a diversidade.

4. Prêmio Women in Tech pelo conjunto de sua obra - Este prêmio reconhece a jornada notável de sucesso profissional, realizado com esforço, habilidade e coragem.

5. Prêmio Jovem Aspirante - Este prêmio será para adolescente, menina jovem latam, que se esforça em ações pela diversidade, iluminam e traçam o caminho para um futuro de sucesso para outras meninas e mulheres.

6. Prêmio Mulher em Tecnologia Startup - Este prêmio será destinado a uma start-up fundada, co-fundada ou liderada por uma mulher, cuja inovação esteja contribuindo para um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, principalmente a ODS 5 (Igualdade de Gênero).

7. Prêmio de Iniciativa de Maior Impacto - Para a iniciativa que ajudou a promover a diversidade e alcançar a paridade de gênero em STEM (Science Technology, Engineering and Math). O júri irá avaliar o impacto do projeto, a escalabilidade e reprodutibilidade da iniciativa, bem como a originalidade e clareza da apresentação do projeto.

8. Prêmio Mulher na Web3 - Este prêmio reconhecerá a mulher que está liderando esse novo setor com ousadia, inovação e sucesso.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.