O Flamengo está próximo de mais uma final de Libertadores. Porém, precisa, antes, derrotar o Vélez Sarsfield, pela semifinal, e terá duas oportunidades para isso. O primeiro duelo é nesta quarta-feira (31), às 21h30 (Brasília), no Estádio José Amalfitani (ARG). Sendo assim, será no Maracanã que conheceremos um dos finalistas da competição, no dia 7 de setembro. A partida será transmitida pela Rádio Eu, Rio! e pelo Canal do YouTube do Portal Eu, Rio!
Com a derrota do Palmeiras na noite de ontem (30), para o Athletico-PR por 1 a 0, na outra semifinal, o Flamengo é o único time invicto na Libertadores desta temporada, com nove vitórias e um empate. Dessa forma, a equipe carioca vai ao encontro dos argentinos com a moral lá em cima.
Não obstante, Dorival Júnior vai escalar o que tem de melhor para o duelo de hoje, ou seja, o mesmo elenco que venceu os seguintes jogos:
Pela Libertadores:
- Tolima (7x1);
- Corinthians (2x0);
- Corinthians (1x0).
Pela Copa do Brasil:
- Atlético-MG (2x0);
- Athletico-PR (1x0);
- São Paulo (3x1).
Em contrapartida, vale ressaltar o esforço que o Vélez fez para chegar à semifinal. Despretensioso, o time de Buenos Aires se classificou para as oitavas em segundo lugar do Grupo C e derrotou ninguém menos que o River Plate; nas quartas de final, venceu os dois duelos contra o Talleres. Todo esse foco na Libertadores está fazendo com que a equipe não consiga apresentar bom futebol no Campeonato Argentino, visto que o mesmo se encontra na penúltima colocação, com apenas uma vitórias em 16 partidas.
Há também um duelo individual entre os dois artilheiros da Libertadores: Pedro, com oito gols, e Lucas Jonson, com sete gols. Além disso, Gabigol, aniversariante de ontem, caso deixe uma bola na rede, se iguala a Luizão como o brasileiro com mais gols em Libertadores.
Flamengo e Vélez Sarsfield se encontraram dez vezes, sendo seis vitórias Rubro-Negras, duas argentinas e dois empates. A única vitória do Vélez em cima do Flamengo, em Buenos Aires, aconteceu há pouco mais de 24 anos, no dia 19 de agosto de 1998, por 1 a 0, pela fase de grupos da Copa Mercosul.
FICHA TÉCNICA
VÉLEZ SARSFIELD X FLAMENGO
Local: Estádio José Amalfitani (ARG)
Horário: 21h30 (Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldan;
Assistentes: Alexander Guzman e Wilmar Navarro
VAR: Julio Bascuñan
VÉLEZ SARSFIELD: Lucas Hoyos, Leonardo Jara, Matías de los Santos, Valentín Gómez e Francisco Ortega; Nicolás Garayalde, Cáseres; Luca Orellano, Walter Bou, Lucas Janson e Lucas Pratto. Técnico: Alexander Medina.
FLAMENGO: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro. Técnico: Dorival Júnior.