O Flamengo deu um espetáculo de futebol na noite desta quarta-feira (31). O primeiro jogo da semifinal da Libertadores entre a equipe carioca e o Vélez Sarsfield terminou em chocolate Rubro-Negro por 4 a 0. O artilheiro Pedro colocou três bolas na rede e Éverton Ribeiro também deixou sua marca. Não houve qualquer chance de o time argentino esboçar reação, tendo em vista a intensidade e agressividade do Mengão tanto no setor ofensivo quanto no defensivo. Com essa larga vantagem, o Flamengo pode perder por três gols de diferença que permanece classificado para a grande final da competição.
O Flamengo começou com tudo. Aos 11 minutos, em saída de bola errada do De Los Santos, Pedro pega a bola, deixa o zagueiro no chão e solta a bomba, para boa defesa de Hoyos.
A equipe carioca iniciou a partida melhor na parte ofensiva, aproveitando, principalmente, os erros do Vélez. Mas, ao decorrer do primeiro tempo, o clube argentino conseguiu equilibrar um pouco mais as ações da partida.
Aos 27, Janson recebeu a bola na entrada da área, girou bem entre Thiago Maia e Éverton Ribeiro, e acertou um chute colocado, mas Santos salvou o Mengão com uma defesa incrível.
Apesar desse começo de pressão do Vélez, a equipe não esperava que a estrela do centroavante e artilheiro isolado da Libertadores, Pedro, fosse brilhar na noite desta quarta. Léo Pereira fez o levantamento, a defesa da equipe argentina falhou mais uma e Pedro não desperdiçou: colocou a bola na rede, totalmente livre de marcação, aos 31 minutos.
Precisando buscar um resultado melhor em casa, o Vélez quase deixou tudo igual aos 34 minutos. Orellano cobrou falta, com veneno, e a bola explodiu na trave de Santos.
Quando o Flamengo faz o primeiro gol, é difícil reverter o placar, pois o adversário precisa partir para cima, mas deixa brecha no setor defensivo. Como a equipe carioca é qualificada, não há perdão e contra o Vélez não foi diferente. Aos 45, em grande troca de passes do Mengão, Arrascaeta encontrou Gabigol na área, que passou de primeira para Éverton Ribeiro, sozinho empurrar para as redes e ampliar o placar.
Na virada de campo, o Mengão fez com que a vitória se tornasse goleada. Aos 15, após troca de passes na entrada da área, Filipe Luis encontrou Gabigol na direita, que deu mais uma grande assistência na partida, desta vez para Pedro, que chutou por cima de Hoyos para marcar um golaço.
Se não fosse a má pontaria de Gabigol, a goleada seria maior ainda, visto que o mesmo perdeu dois gols na cara, em poucos minutos de diferença. A primeira chance perdida foi aos 30, quando chutou para fora, sem goleiro, após passe de João Gomes; a segunda foi um minuto depois, quando chutou fraco, cara a cara com Hoyos, o que facilitou a defesa do goleiro do Vélez.
Já que Gabigol não conseguiu deixar sua marca, Pedro tomou a bola de craque do jogo e conseguiu fazer o seu hat-trick na partida, aos 37 minutos. O próprio Pedro iniciou a jogada invertendo para Vidal, que passou para Gabigol, mas a bola desviou na defesa e só dou para o camisa 21 chutar colocado e decretar o chocolate em Buenos Aires.
Sem nenhum indício de gol de honra ou qualquer tipo de reação do lado do Vélez, e total domínio e controle do jogo do lado Rubro-Negro, foi encerrada a partida com 59% de posse de bola para os cariocas.
FICHA TÉCNICA
VÉLEZ SARSFIELD 0 X 4 FLAMENGO
Local: Estádio José Amalfitani (ARG)
GOLS: Pedro (31 min, 1°T); Éverton Ribeiro (45 min, 1°T); Pedro (15 min, 2°T); Pedro (37 min, 2°T)
CARTÕES AMARELOS: Gabigol; Valentín Gómez; Thiago Maia; De Los Santos; David Luiz; Léo Pereira; Pulgar; Seoane
Árbitro: Wilmar Roldan;
Assistentes: Alexander Guzman e Wilmar Navarro
VAR: Julio Bascuñan
VÉLEZ SARSFIELD: Lucas Hoyos, Leonardo Jara, Matías de los Santos, Valentín Gómez e Francisco Ortega; Nicolás Garayalde, Cáseres; Luca Orellano (Julián Fernández), Walter Bou (Osório), Lucas Janson e Lucas Pratto. Técnico: Alexander Medina.
FLAMENGO: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia (Vidal), João Gomes (Victor Hugo), Éverton Ribeiro (Diego) e Arrascaeta (Pulgar); Gabigol (Cebolinha) e Pedro. Técnico: Dorival Júnior.