A Secretaria de Ordem Pública e a Subprefeitura da Zona Sul realizaram mais uma operação de demolição de construção irregular. Desta vez, o alvo foi um “puxadinho de luxo” erguido em um prédio comercial na Rua Maria Quitéria, em Ipanema. O edifício tem autorização para cinco andares, mas já foram construídos outros dois. Acima desses dois pavimentos ilegais existe ainda uma área destinada à casa de máquinas do prédio. Além das alterações feitas de forma irregular nos andares, também foi modificada a rede de incêndio, o que poderia causar risco ao edifício.
“O trabalho de combate às construções irregulares é muito amplo. A gente atua em áreas que sofrem influência do crime organizado, para demolir construções ilegais que servem como financiamento de crime organizado, como a milícia. Atuamos também em localidades que estão correndo risco de desabamento e também atuamos para proteger a legislação urbanística e o crescimento ordenado da cidade. Essa ação é um exemplo de crescimento desordenado, com descumprimento absoluto das regras urbanísticas que podem causar graves prejuízos estruturais a essas edificações, o que coloca em risco a integridade das pessoas. A Prefeitura vai seguir fazendo esse trabalho com foco na preservação da vida e na retomada da ordem pública da cidade”, destacou o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
As construções são ilegalizaveis, uma vez que não atendem itens como gabarito e altura. As obras em questão foram embargadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS). Mesmo após serem autuados pelo descumprimento da determinação municipal, os proprietários ainda foram intimados a realizar a demolição destas construções irregulares.
Também participaram da operação a Coordenadoria Técnica de Operações Especiais (COOPE), Guarda Municipal, Comlurb, Rio Luz, Light, Águas do Rio e a Secretaria de Conservação.
“Mais uma vez reforçamos que não vamos compactuar com o crescimento desordenado, não importa se é na Zona Oeste, Zona Norte ou Zona Sul, seguiremos combatendo as irregularidades”, completou Flavio Valle, subprefeito da Zona Sul.