Com patrocínio da CAIXA, a educação e a música estão transformando vidas com o projeto Geração de Sons, com os estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro em diversos bairros da cidade, como em Santa Cruz e em Duque de Caxias, no Centro e em Campos Elíseos. Crianças e jovens que recebem aulas gratuitas de formação musical em violino, viola, violoncelo, trompa, trombone, trompete, tuba, clarineta, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, percussão e canto e coral.
Parceria de sucesso, iniciada em 2022, CAIXA e Geração de Sons tem como meta formar novos jovens músicos para transformar vidas – alunos e seus Familiares reconhecendo oportunidades e acesso à cultura do país. Um caminho de reconhecimento e representatividade para todos os envolvidos.
E, como em um sonho, aconteceu a estreia da Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense (OSJF) no dia 23 de agosto, quando os alunos conquistaram subir ao placo do Theatro Municipal da cidade para a primeira apresentação da OSJF. Composta por sessenta e dois jovens músicos com idades entre 17 e 22 anos e sob a regência do maestro Anderson Alves, um concerto inesquecível, com a participação mais que especial do cantor e compositor João Bosco.
No dia 29 de agosto, na Sala Mário Tavares no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foi a realização do concerto em celebração ao Dia Mundial da Juventude, com participação dos grupos musicais formados pelo polo de estudos no bairro de Santa Cruz, também patrocinado pela CAIXA.
“É muito bom poder contar com a CAIXA e o Geração de Sons para dar vida à Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense (OSJF). Um sonho realizado com o concerto de estreia no Theatro Municipal do Rio. Foi uma noite incrível para estes jovens, que já vislumbram um futuro melhor em suas vidas”, declara Estevão Roque, Coordenador Pedagógico do Projeto Geração de Sons.
Mais uma data já está confirmada para nova apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense (OSJF), no dia 29 de setembro (5ªf), em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, que acontece no Teatro Nelson Rodrigues, no Centro do Rio de Janeiro. Batizado com o título, “Exposição Brasil- Portugal”, o concerto tem em seu programa obras musicais de compositores brasileiros e portugueses.