Em tempos em que grupos conservadores questionam a discussão sobre gênero nas escolas do país, a Caixa de Assistência de Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), na Avenida Marechal Câmara, 210, no centro do Rio, promove esta quarta-feira, às 19h, a exibição do documentário "Gênero sob Ataque", que faz a sua estreia nacional. O longa é dirigido pelo jornalista peruano Jerónimo Centurión e produzido pelo Consórcio Latino Americano Contra o Aborto Inseguro (Clacai).
O filme mostra campanhas anti-gênero no Brasil, Colômbia, Costa Rica e Peru, com as suas origens, atores e setores envolvidos e efeitos, sobre os direitos reprodutivos, das pessoas LGBT e educação sexual, além de processos políticos de grande alcance, como o Referendo do Acordo de Paz na Colômbia, em 2016 e as eleições presidenciais na Costa Rica, em 2018.
O documentário foi lançado em outubro na cidade de Quito (Equador) e começou a percorrer outros países. No Brasil, o lançamento faz parte das comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela ONU. No contexto da América Latina, Costa Rica por pouco não elege para presidente um pastor evangélico conservador e adversário da causa LGBT. No Peru, grupos evangélicos, aliados ao fujimorismo (defensor da política do ex-presidente Alberto Fujimori) são contra a discussão de gênero nas escolas. No Brasil, grupos conservadores conseguiram que o Ministério da Educação retirasse a palavra "gênero" do currículo mínimo nacional.
Segundo Centurión, a América Latina é ameaçada pela direita há 20 anos e seus ataques são apoiados por grupos internacionais organizados.
O evento na Caarj é organizado por SPW, com apoio da Clacai e a da campanha Nem Presa, Nem Morta. A entrada é franca. Uma hora antes senhas serão distribuídas. A classificação etária é de 14 anos.