“O suspeito, identificado apenas como Cherif C, de 29 anos, matou duas pessoas e deixou uma em estado vegetativo, sem chance de recuperação”, disse o promotor de Paris, Remy Heitz. A polícia havia dito anteriormente que três pessoas foram mortas e 13 ficaram feridas no ataque de terça-feira.
O atirador - que continua foragido - tem um extenso histórico criminal que inclui 27 condenações na França, na Alemanha e na Suíça principalmente por atos de roubo e violência.
“Mais de 700 membros da força de segurança foram mobilizados para encontrar o suspeito”, disse o ministro do Interior, Christophe Castaner, à Assembléia Nacional da França. O homem já era conhecido pelos serviços de segurança como uma possível ameaça. O pai, a mãe e dois irmãos do suspeito estão sob custódia e interrogados pela polícia.
O vice-ministro do Interior, Laurent Nunez, disse à emissora de rádio France Inter que, as autoridades fecharam a fronteira e estabeleceram um perímetro em torno de Strasbourg, não há certeza se o suspeito ainda estava na França.
A polícia suíça disse que eles estavam "em alerta" e em contato próximo com seus colegas franceses. A polícia federal da Alemanha disse que os esforços intensivos de busca em estradas e ferrovias podem causar atrasos nas pessoas que cruzam a fronteira.
Entenda o caso
O famoso Mercado de Natal de Strasbourg é um dos mais antigos da Europa e atrai milhões de visitantes todos os anos. O suspeito entrou no perímetro do mercado pela Ponte Corbeau da cidade e começou a atirar nos transeuntes na rue des Orfèvres por volta das 20h, horário local, quando muitos estavam no meio de suas compras de Natal.
A polícia antiterrorista desceu ao mercado e tentou apreender o suspeito ao atravessar várias ruas. Ele trocou tiros com as forças de segurança, sendo baleado em seu braço. "Ao longo desta jornada, ele repetidamente abriu fogo com uma arma e usou uma faca que ele usou para ferir e matar gravemente", disse o promotor Heitz.
O suspeito fugiu do local por um táxi e seguiu para o distrito de Neudorf.
"O taxista afirmou que o viu o homem armado. O taxista foi ameaçado e ferido." disse Heitz. O homem voltou a trocar fogo com a polícia depois de sair do táxi”.
Treze pessoas foram feridas, sendo 8 em estado grave e uma em estado vegetativo.