De hoje, 13, até a próxima quarta-feira, dia 19, os moradores de Rio, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis e Teresópolis poderão acompanhar a segunda edição do Festival Itinerante de Música Acordes do Amanhã, com mais de 140 intervenções musicais. A grande ideia do festival é conectar pessoas às expressões artísticas em áreas públicas, com fácil acesso a todos. O festival integra a Plataforma Sinfonia do Amanhã, promovido pela Enel Distribuição Rio em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura. Serão cerca de 500 músicos que vão se apresentar em praças, feiras livres, hospitais, estações de barcos, trem e metrô, envolvendo escolas de música, orquestras, músicos profissionais e shows nacionais.
O ponto de partida do circuito será a cidade de Niterói, hoje; chegando em seguida ao Rio de Janeiro, no dia 14; Petrópolis, no dia 15; Teresópolis, no dia 16; encerrando o roteiro pelas cidades fluminenses no dia 19, em São Gonçalo. No encerramento no Rio de Janeiro, dia 14, haverá a apresentação da cantora Teresa Cristina e do cantor João Bosco, na Cinelândia. As intervenções começam entre 10h e 11h e vão até 17h, com exceção do dia 14, cuja última apresentação começa às 20:30.
O tema desta edição é “Somos Música”, simbolizando a motivação de aproximar o público da arte e de estimular novas criações artísticas e a ocupação do espaço público. E para convidar a plateia a ter uma participação ativa durante o festival, cada um dos palcos terá sua estrutura dividida em dois lados: um para apresentação dos artistas e grupos musicais, e outro que será aberto ao público. Nesse espaço, quem quiser poderá subir ao palco para cantar no karaokê ou se apresentar com uma banda, usando os instrumentos que estarão disponíveis para serem tocados durante as apresentações.
O festival também dará oportunidade a crianças e adolescentes que fazem parte do projeto Plataforma Sinfonia do Amanhã, criado há três anos pelos produtores culturais Paulo Feitosa e Mardônio Barros, organizadores do festival.
“Entendemos que a Plataforma Sinfonia do Amanhã e as diferentes ações que os estudantes de música participam contribuem para avanços na qualidade da educação desses estudantes, já que para participarem das atividades os mesmos têm seu rendimento escolar e assiduidade acompanhados. Além disso, a Plataforma está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU – Educação de Qualidade, que a Enel é signatária. ” afirma Débora Pinho, responsável pela Sustentabilidade da Enel.
“Ir ao encontro do público e estimular a formação de plateia. Esses são os pilares do festival Acordes do Amanhã, que busca ressignificar a produção musical ao possibilitar maior dimensão e visibilidade tanto para artistas que trabalham cantando ou tocando instrumentos em espaços públicos, quanto para músicos que já atuam profissionalmente em espaços tradicionais e também para quem está iniciando a carreira musical”, revela Paulo Feitosa, organizador do evento.
Apenas em Niterói, ponto de partida, serão 41 apresentações em 21 espaços públicos. Já na capital carioca, 37 intervenções musicais estarão distribuídas em 20 locais públicos da cidade. Em Petrópolis, 20 apresentações estarão espalhadas em 14 lugares públicos. Já a cidade de Teresópolis reunirá 20 intervenções musicais em 7 locais. E para encerrar o evento, 20 intervenções acontecerão em 8 espaços na cidade de São Gonçalo.
O Festival Acordes do Amanhã é patrocinado pela Enel Distribuição Rio, pela Plataforma Sinfonia do Amanhã e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura; numa realização do Instituto BR Arte, da Alecrim Produções e da Quitanda das Artes; co-realização da Prefeitura Municipal de Niterói através da Fundação de Artes de Niterói e da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis, Prefeitura de Petrópolis e Prefeitura de São Gonçalo; contando ainda com a produção-executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero Produções.