Na data de hoje, 12/09/2022, policiais da Delegacia Especial de Crimes contra o Consumidor – DECON, receberam uma denúncia que na Rua Visconde da Gávea, no bairro da Gamboa havia um imóvel onde funcionaria uma produção clandestina de feijões "pintados", informação esta que foi confirmada pelos agentes que encontraram no terraço equipamentos utilizados para o manuseio e manipulação da fraude que consistia em tingir os feijões do tipo “fradinho” para feijão do tipo “de corda”. Em pesquisa de mercado, foi verificado que o preço médio do primeiro custa R$6,50 (seis reais e cinquenta centavos) e do segundo R$27,50 (vinte e sete reais e cinquenta centavos).
Ainda no local, os policiais obtiveram a informação que o responsável pela fraude, um homem de 43 anos, oriundo do estado do Rio Grande do Sul, estava no município de São João de Meriti comercializando os feijões em uma feira livre, no bairro Vilar dos Teles, quando então o localizaram e deram voz de prisão. O mesmo confirmou no local que já realizava esta prática tanto na Baixada Fluminense, nos dias de semana, quanto no município de São Gonçalo, em uma feira nordestina no bairro de Neves, aos finais de semana, tendo ainda informado aos policiais que tal expertise na fraude foi obtida em São Paulo, quando então decidiu trazer o “negócio” para o Rio de Janeiro há um ano.
Após todos os procedimentos de praxe, o local na Gamboa foi interditado e o responsável preso pela prática de crime contra as relações de consumo, onde logo após, seguiu para audiência de custódia.
Fonte: Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro