TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Como evitar problemas com o seu celular

Casos de explosão ainda são poucos, mas especialista alerta para os riscos

Por Caroline Carvalho em 14/12/2018 às 11:49:31

Foto: Reprodução de internet

Imagine seu celular no bolso de repente começar a aquecer tanto que queima sua pele e quase explode na sua mão. Foi o que aconteceu com o roteirista Carlos Henrique Lopes Crespo, de 49 anos, que sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus na perna esquerda e nos dedos das mãos após seu telefone celular ter explodido e pegado fogo no início da tarde do último sábado. Crespo estava com o aparelho, um Samsung modelo Galaxy A5 comprado em 2016, no bolso de sua calça jeans. O acidente ocorreu quando o roteirista estava no banco carona de seu carro, passando pelo Elevado do Joá, na Zona Oeste do Rio. A sua mulher dirigia o veículo.

“Escutei um barulho que chamou minha atenção e, quando olhei para a minha perna, vi que estava saindo uma fumaça preta. O celular estava no bolso, eu não estava usando nem carregando o aparelho. De repente, senti minha perna queimar e, no desespero, peguei o celular e acabei queimando as mãos. Joguei o telefone pela janela e, quando tirei a calça, ela estava com brasas, ou seja, estava claramente pegando fogo”, relembra Crespo.”

Não usar o celular no bolso é uma das dicas do especialista em combate e prevenção a incêndios, Wesley Pinheiro, que alerta que, apesar de acontecer com uma certa frequência, os índices para que se façam campanhas ou medidas preventivas ainda são baixos.
“O celular é o equipamento q mais se vende, temos mais celulares que população no Brasil, mas os indices de acontecimentos como este são pequenos para que os órgãos competentes tomem medidas preventivas”- ressalta Pinheiro.

Ele alerta que o ideal é não comprar acessórios genéricos, como cabos e baterias originais, apesar deste mercado ter crescido muito e que é preciso muita cautela com a bateria que se usa no celular.

“A grande vilã disso tudo é a bateria. Ela é o acumulador de energia. Ela precisa ser original para evitar problemas. Pode ocorrer com uma original, imagina se for com paralela.”- avisa Wesley.

Wesley, a pedido do Eu, Rio, elencou algumas dicas para que casos como o de Crespo não ocorra.

- Não deixe seu aparelho cair. Eles podem apresentar mais problemas do que aqueles que não caíram. E caso ele caia, submeta sempre a uma avaliação da empresa especializada e que forneça o relatório da avaliação;

- Sempre carregue o celular desligado e nunca em bases combustíveis como madeira e travesseiro. Prefira uma base fria como porcelanato ou locais frios como cozinha e banheiro;

- Nunca atenda o telefone enquanto ele estiver carregando;

- Não use o equipamento quando estiver chovendo ou com raios e jamais em locais fechados como elevadores. “Pode acontecer em qualquer local fechado. Hoje o celular nos ajuda bastante mas precisamos pensar na segurança.”- explica Pinheiro;

- Não use outro carregador no seu celular, somente se for da mesma marca. Cada empresa tem uma carga diferente. Evitar pegar o carregador do amigo;

- E, evite andar com o celular no corpo, pois caso aconteça algum problema de superaquecimento, você não sofrerá queimaduras.

 

 

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.