No dia 14 de setembro de 2022, por volta das 16h15, a Polícia Rodoviária Federal foi informada de que um caminhão carregado de queijos no valor de R$ 300.000,00 havia sido roubado na BR 040 e levado, com seu motorista, para o interior da comunidade do Jardim Gramacho. De imediato, as equipes do Núcleo de Operações Especiais (NOE-RJ), do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT-RJ) e do Comando de Operações Especiais (COE-SE), que se encontravam em patrulhamento na referida BR, reuniram-se para o compartilhamento de informações e imediato deslocamento para o local.
Ao adentrarem a comunidade, as equipes foram recebidas a tiros por narcotraficantes daquela região. Diante da agressão consumada, e para salvaguardar a integridade física própria e de terceiros, os policiais realizaram disparos contra um dos agressores, o qual veio a ser atingido. Nesse momento, o restante dos agressores fugiram, vindo a se esconder em edificações e área de mata.
Os policiais encontraram ao lado do traficante atingido uma espingarda calibre 12 sem numeração e um rádio transmissor em funcionamento. Com a arma havia 4 munições intactas e, na câmara, 1 já deflagrada. Parte da equipe, então, encaminhou o ferido ao Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna.
Em buscas pelo caminhão roubado, as equipes continuaram a progredir pela localidade, quando, na Rua Remanso, um homem veio correndo em direção aos policiais informando que era o motorista do caminhão e que, após ser rendido no Arco Metropolitano e levado para o interior da comunidade permaneceu, sob o jugo dos marginais armados enquanto a carga era subtraída.
Diante dessa informação, as equipes localizaram o caminhão vazio na Rua Aratuípe e, nas proximidades, já na Rua Araripe, a carga roubada que estava dividida em diversas caixas foi recuperada.
Arma, munições, caminhão e carga recuperada foram encaminhados para a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Fonte: Polícia Rodoviária Federal